Ensino de qualidade é um desafio para os governantes. Mas, como saber se uma escola melhorou ou decaiu?
Para isso existe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com o portal do MEC (Ministério da Educação), “o Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita e frequente a sala de aula.”.
Realizado a cada dois anos, o resultado do Ideb de 2011 foi divulgado no último mês. Um site especializado permite que qualquer cidadão pesquise o índice de estados, cidades ou escolas do Brasil todo. Dividido em níveis de avaliação, as notas são classificadas em “ALERTA”, “ATENÇÃO”, “MANTER” e “EXCELÊNCIA”, sendo a última o grau máximo.
A maioria das escolas de Frutal recebeu sinal de “ATENÇÃO”, mas com 27,3% de nível de “EXCELÊNCIA” foi possível obter uma nota geral 6,0. Dentre as escolas que contribuíram com o resultado, está a Escola Municipal Cel Alonso de Morais, com o excelente 6,9. Nota superior tanto à média frutalense, bem como à nacional. O segredo?
Vilma Dutra Faria Rodrigues é diretora da escola há 23 anos e conta que, desde quando foi criada a avaliação do Ideb, a Alonso de Morais sempre obteve boas notas. Rodrigues descreve a receita para o resultado: Família participativa + Equipe motivada a buscar a excelência. É assim que funciona o trabalho na escola. “Só se consegue um bom Ideb quando os professores estão bem empenhados”, conta a diretora. Ela ainda fala que a Alonso de Morais é uma escola privilegiada. Isso porque, embora sempre exista a parcela de alunos que não se importa com o ensino, ela corresponde a uma proporção pequena comparada aos alunos comprometidos e isso, associado a professores determinados e família engajada, torna o trabalho mais fácil e o resultado natural.
Sobre o ensino, uma aposta na interdisciplinaridade e contextualização. É o que explica Tatiana Paula Silva Ribeiro, professora da escola há 14 anos. Ribeiro acompanhou a mudança na metodologia desde que o Ideb foi criado. “Antes a educação não era tratada como algo que pudesse ser avaliado, agora o ensino se tornou mais prazeroso. A escola também incentiva o hábito da leitura e com o apoio dos pais e da comunidade, o trabalho auxilia no ensino dos alunos”, conta a professora.
Os alunos são preparados desde que iniciam os anos primários e o reflexo disso é visto por eles mesmos. Mateus Paglione Nunes, 10 anos, é aluno do 5º ano e se sente preparado para passar pelas avaliações do Estado. “As professoras se esforçam e querem ver a gente aprendendo”, afirma Nunes.
Sobre a “EXCELÊNCIA”, a sensação é de orgulho, recompensa de um trabalho bem feito, mas também de incentivo para sempre buscar ser melhor.
Se você quer pesquisar o Ideb do seu estado, cidade ou escola é possível fazê-lo através do link: http://www.portalideb.com.br/
Escrito por: Priscila Minani
6ª Período de Comunicação Social / Jornalismo - 2012
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