Foto: Zilma de Oliveira
Da redação
Uma iniciativa que já vem sendo adotada por diversas cidades do país, em especial, nas grandes capitais, agora será implantada em Frutal. Trata-se do Programa de reciclagem de óleo de cozinha, que tem como objetivo principal evitar que o produto ao ser lançado no esgoto prejudique o meio ambiente.
O lançamento oficial da idéia aconteceu esta semana no plenário da Câmara Municipal e contou com representantes das Secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Educação, além de parceiros como a EMATER E COPASA.
Visando a conscientização desde cedo, em nome das escolas do município, estiveram dezenas de crianças que estudam na Escola Coronel Alonso de Morais, que assistiram a uma palestra sobre como dá uma destinação correta ao óleo de cozinha.
De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, José de Souza Silva Neto, o programa implantado pretende coletar o óleo de cozinha usado nas residências, restaurantes e bares. O produto será destinado à indústria que fará a reciclagem transformando o óleo que antes não tinha qualquer utilidade, em biodiesel. Em troca, a cada quatro litros que forem enviados, Frutal irá receber um litro de óleo refinado que será encaminhado às entidades filantrópicas da cidade.
O sistema de coleta será muito simples, explica Zé Neto: o interessado irá usar uma garrafa pety de dois litros, depositar o óleo de cozinha usado e depois, encaminhar o produto até o pátio de Prefeitura. Outra alternativa a ser utilizada seria colocar postos de coletas em pontos estratégicos da cidade e também nas escolas.
(Colaborou Zilma de Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário