Foto: Zilma de Oliveira
Da redação
Depois de uma longa espera, finalmente o município vai receber a tão esperada obra executada durante seis meses pela empresa vencedora da licitação, a Quebec Ambiental.
Atualmente, o lixo produzido pelos frutalenses é depositado no aterro controlado (o chamado lixão), localizado às margens da estrada Frutal a Pirajuba, sentido ao bairro Frutal Três.
O Diretor da Quebec, o engenheiro Sérgio Severo, explica que o novo projeto se diferencia do aterro controlado e oferece mais garantia de não contaminação do solo, porque a base do aterro sanitário é toda impermeabilizada. Com isso, o líquido preto oriundo do lixo enterrado, o que se denomina de chorume, será deslocado para drenos internos direcionados para duas lagoas de tratamento já construídas e impermeabilizadas na nova obra.
Quanto à demora em se inaugurar o aterro, Sérgio esclarece que foi devido às exigências em termos de documentação por parte da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), de Belo Horizonte.
O diretor da Quebec adianta ainda que, no futuro, a proposta é tornar Frutal como sede regional de tratamento de resíduos, havendo a possibilidade de coletar lixos de cidades vizinhas como Planura, Comendador Gomes, Fronteiras entre outras.
O investimento no aterro sanitário de Frutal foi de R$ 400 mil reais conseguidos pelos deputados Narcio Rodrigues (federal) e José de Freitas Maia (estadual). O projeto contou também com uma contrapartida de Prefeitura do município no valor de R$ 40 mil reais.
Para quem quiser conhecer a obra, o aterro está localizado na estrada do Bentinho, sentido a Estação da CTBC, saída do bairro Princesa Isabel.
(Colaborou Zilma de Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário