sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura de Planura realiza operação "tapa buraco"





Da redação


A operação teve início no dia 19 de novembro, nas ruas onde a necessidade era maior, a Prefeitura de Planura está trabalhando com vários funcionários até mais tarde para obter resultado rápido. A população estava ansiosa para ver o começo desta obra, que foi promessa de campanha do Prefeito eleito João Gangini.
Segundo João Paulo Queiroz, ajudante, o trabalho de “tapa buraco” está sendo bem feito. Mas o maior problema encontrado, é que a chuva repentina que está estragando o trabalho feito em algumas esquinas.


O secretário João Roberto Pavani disse que “a administração não teve parceria com nenhum político. Por isso demorou um pouco para o início da obra. Mas estamos tentando fazer o melhor para toda população.’’
A moradora da Rua Fronteira, Cleonice da silva, disse; "ainda bem que a operação tapa buraco começou, estava quase ficando sem asfalto a minha rua, quando os carros passavam jogava água suja para minha calçada e até mesmo nas pessoas que estivessem andando perto de um veículo em movimento."


Segundo o secretário o povo pode aguardar que o “tapa buraco” continuará por toda a cidade. Disse ainda, que para 2010 novas obras serão iniciadas.


(Colaborou Marco Aurélio)

ProJovem dando oportunidades


O ProJovem é um Programa Nacional de Inclusão de Jovens, voltado especialmente  para atender jovens de 18 a 24 anos, que haviam terminado a quarta série e não concluído a oitava série do ensino fundamental e não tinham vínculos formais de trabalho.
A meta inicial do ProJovem foi atender a cerca de 200.00 jovens, nos períodos de 2005 a 2008. A formação integral no ProJovem compreende atividades de Formação Básica (800 horas), qualificação profissional (350 horas) e Ação Comunitária (50 horas), totalizando 1.600 horas.
Em Frutal o ProJovem esta funcionando nas Escola Municipal Cândida Arantes e na Escola Municipal Vicente de Paula. Os professores contratados fizeram cursos para se adaptar a realidade do ProJovem e conhecer melhor o programa. Fazem quinzenalmente cursos de reciclagem.
Os alunos devidamente matriculados recebem um auxilio financeiro mensal, no valor de 100,00. O recebimento desse auxilio é efetuado aos alunos que comparecerem todo o mês pelo menos 75% das atividades presenciais. E entregar 75% dos trabalhos escolares previstos para cada mês.
O programa também oferece certificação de Qualidade Profissional. O exame nacional para fins de certificação no ensino fundamental ocorrem ao término do curso. 


(Colaborou Franciely Queiroz)

Oficina de artes abre nova etapa de cursos






Da redação


Teve início esta semana a nova etapa dos cursos oferecidos de graça à população das Oficina de Artes “Yara Lins”. O projeto cultural que é mantido em Frutal há vários anos é uma homenagem à atriz frutalense (já falecida) e dá a oportunidade de centenas crianças e adultos a aprenderem uma série de cursos.
As vagas variam de acordo com cada atividade cultural a ser ensinada, dentre as quais estão: Ballet, Hip Hop, Dança de rua, Dança de salão, Teatro, Jazz, Pintura em tela, Desenho, Biscuit, violão, teclado e capoeira.
Assim como as aulas, o aluno também não paga pelo material a ser usado nos cursos que são oferecidos nas Oficinas de Artes, através de uma iniciativa da FUNDAMEC – Fundação Maçônica de Educação, Cultura e Assistência Social.
O presidente da entidade, Ildebrando Jesus de Miranda, informa que este ano, a novidade é que a Fundação fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que irá oferecer atividades culturais ao ar livre, no transcorrer dos cursos que devem ter duração de cerca de seis meses.
Está em estudo a proposta de tornar os cursos da Oficina de Artes não mais uma etapa temporária e sim, permanente, segundo Ildebrando Jesus.

(Colaborou Daniela Moreira)

Brinquedoteca móvel chega ao Frei Gabriel



Da redação


 O Hospital Frei Gabriel foi um dos escolhidos pelo governo de Minas para receber  programa o ‘Programa Brinquedoteca Móvel’, um projeto que  é desenvolvido pelo Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) e Governo de Minas.  Lançado em agosto, e atende os hospitais públicos, filantrópicos e da rede Pro-Hosp, que é o caso do Hospital Frei Gabriel.  Já foram entregues 120 unidades doadas aos principais hospitais de todo o Estado. A idéia, segundo o médico Luiz Antonio Zanto Borges, idealizador do hospital, é humanizar ainda mais o atendimento. “Temos um leito dedicado à pediatria, damos muita atenção ao tratamento das nossas crianças. Estamos melhorando o jeito de atender, mudando para melhor”, destaca o médico. O HFG conta, desde sua inauguração, com um espaço só dedicado ao tratamento de crianças.
A brinquedoteca, além de brinquedos e livros didáticos também é composta por televisores de 21 polegadas, aparelhos de DVD e fones sem fio. De acordo com Zanto, para dar início ao novo estilo de tratamento, o hospital aguarda apenas a chegada de monitores, que deverão vir da Secretaria de Educação do município. “Queremos que as crianças brinquem e aprendam ao mesmo tempo, por isso vamos colocar professores nos leitos”,  explicou o médico Zanto. Dr. Zanto  destaca ainda  os avanços que o novo projeto vai trazer para o setor de pediatria do hospital, com o  projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas, a  brinquedoteca é composta por dois módulos articulados e sobrepostos divididos em compartimentos com 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4.
O projeto atende a crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Projetada com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, com rodízio e material leve, permite deslocamento entre ambientes. 


(Colaborou Cinthia Queiroz)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Frutalenses são enganados por “curandeira”





Um senhor de trinta anos caiu no golpe de uma falsa benzedeira que conseguiu convencê-lo a entregar dezoito mil reais para fazer um trabalho e livrá-lo de coisas que teriam sido feitas contra ele.
O golpe foi aplicado a partir de um bilhete em sua moto, indicando que a vítima estaria sob efeito de ‘coisas encomendadas’ para prejudicá-lo e oferecendo ajuda. A vitima relata que a história da curandeira o convenceu a ponto dele começar a carregar um pacote de açúcar que era benzido por ela e levado para casa todos os dias. “Esse açúcar foi aberto na frente de Katarina, a benzedeira, que revelou o mal que haviam feito para mim e preparou o final do golpe”, declara a vitima.
Após alguns dias, a falsa curandeira contou outras histórias e disse que a pessoa que havia feito mal para a vítima estaria fazendo novamente com a intenção de prejudicá-lo. “Fui convencido também a andar com dinheiro para que o trabalho contra mim não desse certo”, relata.
O golpe foi percebido, conforme contou a vítima, somente depois dele ir até a casa da curandeira e não encontrar ninguém. A vítima disse que decidiu ir à delegacia para registrar um boletim de ocorrência depois que uma vizinha da casa disse que a curandeira havia ido embora.
Para a vítima, o pior será contar para a família que ele tomou mais de 18 mil reais emprestados para entregar à Katarina.
Outra vítima desse golpe foi uma dona de casa, que segundo ela teria marcado a consulta depois de ter pegado um papel que a tal “curandeira” entregava na rua. De acordo com a vítima parecia ser muito verdadeira suas atitudes, pois tudo que era dito sobre a vida da vítima seria verdade, e o mesmo processo do açúcar teria sido feito com a dona de casa. “O que me fez acreditar foi porque ela não pega esse açúcar hora nenhuma, não fico com ela hora nenhuma, há não ser que ela tenha sido muito rápida, só sei que quando a gente abriu o açúcar tinha um trem amarrado em um pano preto com uma caveira e duas alianças.” Diz a vítima.
A curandeira teria dito à vítima que ela teria de lhe entregar 7.700 reais, para ser salva, mas quando a vítima retornou a casa da falsa benzedeira, já não havia mais ninguém e a polícia Militar foi acionada. “Se eu tivesse alguém que tivesse aberto meus olhos antes eu não teria feito isso. Apesar de que temos que confiar só em Deus, mas assim eu acabei confiando e acabei sendo vítima consciente disso.”
O Sob Inspetor Juliano Ferreira da Polícia Civil, diz que apenas duas vítimas compareceram à delegacia e fizeram o Boletim de Ocorrência. Foi feito o levantamento do endereço da falsa benzedeira, onde a casa se encontra abandonada, foi encontrada a proprietária do imóvel que está aguardando uma posição caso Katarina retorne. O nome e os dados do marido da cartomante, que seria do estado do Paraná, já estão com a Polícia Civil. 


(Colaborou Camilla Marchi)

Professor orienta sobre como enfrentar o vestibular


Foto: Zilma de Oliveira


Da redação


Começou a temporada dos vestibulares em todo o país, a exemplo do processo seletivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
É nessa hora que o candidato precisa estar atento a dicas simples que podem evitar o tão temido nervosismo que acaba resultando em outro problema sério durante as provas: o chamado “branco”.
O orientação é de quem há anos está habituado a lidar com alunos adolescentes a procura de um futuro profissional, no caso, o diretor do Cursinho S.O.S do Clube de Ciências em Frutal,o professor Pedro Paulo Carboni Muniz.
Afinal, como ele define, está valendo uma vaga que vai decidir o destino do candidato nos próximos cinco anos. Por isso, é natural que o interessado fique nervoso nos dias que antecedem às provas que serão aplicadas em todo o país, na sua maioria, até o final de dezembro.
No entanto, como esclarece o professor Pedro Paulo, ansiedade nessa hora em nada ajuda, muito pelo contrário, segundo ele, “o nervosismo é o verdadeiro vilão do vestibular”.
Para ele, atitudes simples como dormir mais cedo na véspera, se alimentar de forma leve e chegar 40 minutos antes da prova, podem ajudar o candidato a encarar com mais naturalidade a dura tarefa.
Ao todo, em todo o país, milhões de candidatos irão prestar vestibular nesse fim de ano. As Universidades mais concorridas ainda continuam sendo: USP, UNESP E UNICAMP.


(Colaborou Zilma de Oliveira)

Projeto prevê reaproveitamento do óleo de cozinha


Foto: Zilma de Oliveira


Da redação


Uma iniciativa que já vem sendo adotada por diversas cidades do país, em especial, nas grandes capitais, agora será implantada em Frutal. Trata-se do Programa de reciclagem de óleo de cozinha, que tem como objetivo principal evitar que o produto ao ser lançado no esgoto prejudique o meio ambiente.
O lançamento oficial da idéia aconteceu esta semana no plenário da Câmara Municipal e contou com representantes das Secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Educação, além de parceiros como a EMATER E COPASA.
Visando a conscientização desde cedo, em nome das escolas do município, estiveram dezenas de crianças que estudam na Escola Coronel Alonso de Morais, que assistiram a uma palestra sobre como dá uma destinação correta ao óleo de cozinha.
De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, José de Souza Silva Neto, o programa implantado pretende coletar o óleo de cozinha usado nas residências, restaurantes e bares. O produto será destinado à indústria que fará a reciclagem transformando o óleo que antes não tinha qualquer utilidade, em biodiesel.  Em troca, a cada quatro litros que forem enviados, Frutal irá receber um litro de óleo refinado que será encaminhado às entidades filantrópicas da cidade. 
O sistema de coleta será muito simples, explica Zé Neto: o interessado irá usar uma garrafa pety de dois litros, depositar o óleo de cozinha usado e depois, encaminhar o produto até o pátio de Prefeitura. Outra alternativa a ser utilizada seria colocar postos de coletas em pontos estratégicos da cidade e também nas escolas. 


(Colaborou Zilma de Oliveira)

Frutal inaugura aterro sanitário



Foto: Zilma de Oliveira



Da redação


Depois de uma longa espera, finalmente o município vai receber a tão esperada obra executada durante seis meses pela empresa vencedora da licitação, a Quebec Ambiental.
Atualmente, o lixo produzido pelos frutalenses é depositado no aterro controlado (o chamado lixão), localizado às margens da estrada Frutal a Pirajuba, sentido ao bairro Frutal Três.
O Diretor da Quebec, o engenheiro Sérgio Severo, explica que o novo projeto se diferencia do aterro controlado e oferece mais garantia de não contaminação do solo, porque a base do aterro sanitário é toda impermeabilizada. Com isso, o líquido preto oriundo do lixo enterrado, o que se denomina de chorume, será deslocado para drenos internos direcionados para duas lagoas de tratamento já construídas e impermeabilizadas na nova obra. 
Quanto à demora em se inaugurar o aterro, Sérgio esclarece que foi devido às exigências em termos de documentação por parte da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), de Belo Horizonte. 
O diretor da Quebec adianta ainda que, no futuro, a proposta é tornar Frutal como sede regional de tratamento de resíduos, havendo a possibilidade de coletar lixos de cidades vizinhas como Planura, Comendador Gomes, Fronteiras entre outras.
O investimento no aterro sanitário de Frutal foi de R$ 400 mil reais conseguidos pelos deputados Narcio Rodrigues (federal) e José de Freitas Maia (estadual). O projeto contou também com uma contrapartida de Prefeitura do município no valor de R$ 40 mil reais.
Para quem quiser conhecer a obra, o aterro está localizado na estrada do Bentinho, sentido a Estação da CTBC, saída do bairro Princesa Isabel. 


(Colaborou Zilma de Oliveira)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lions Clube de Frutal Centro doa 20 mil a entidades com o Fusca da Solidariedade






Da redação


A doação foi possível através da venda de 10 mil   bilhetes, vendidos á R$ 1.99 cada que concorria a um Fusca no dia 31 de outubro pelo sorteio da loteria federal . As entidades Asilo Pio XII, Associação Combate  ao Câncer, Associação dos Vicentinos, entro Espírita Cássio Siqueira , Creche do Vovô,  Gilson  Mendonça Henriques, Grupo Santo Agostinho , Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja Presbiteriana e Leo Clube  receberam  bilhetes distribuídos de acordo com a necessidade de cada  uma , ficando elas responsáveis pela venda  e o  recebimento.  
No dia 15, durante o VIII Costelão Gaúcho, o Lions Clube de Frutal Centro realizou a entrega do fusca da solidariedade , ao contemplado  com o bilhete nº 2.564 , o empresário Rouvel Ravena que juntamente com a família recebeu  o   prêmio.
 Segundo o presidente do Lions Centro Laurê  Teixeira Andrade, o objetivo da campanha era ajudar  todas as  entidades e isto só foi possível graças a ajuda dos companheiros e da sociedade frutalense que entendeu a importância contribuíram com compra dos bilhetes sendo vendidos os 10 mil bilhetes colocados  venda.
O Lions  Centro entra em recesso agora em dezembro  e voltas as atividade em 2010. A sede é na rua Lions Clube , 1050 ás reuniões acontecem ás segundas feiras as 20 horas. Hoje  aos  43 anos de fundação  o Lions Centro já tem o conceito de todo seu trabalho realizado e importância em ajudar a comunidade .


(Colaborou Cinthia Queiroz)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Adote uma criança nesse Natal





Um dia de muitas fantasias para as crianças. Luzes e muitos presentes chamam à atenção dos pequeninos. O Natal é para eles representado pela figura do Papai Noel e claro acompanhado de muitos presentes. Os correios com a intenção de presentear as crianças recebem cartinhas com diversos pedidos.


Em Frutal não é diferente, há 20 anos várias crianças enviam suas cartinhas com diversos pedidos, são desde brinquedos até empregos para os pais. O gerente do correio de Frutal, Edgar Francisco Rosa relatou que esse ano o sistema de entrega das cartas foi alterado, antes elas eram entregues pelos pais ou até mesmo pela própria criança, o que gerava pedidos com valores muito altos. O correio também estipulou o que poderia ser pedido.


As crianças que deveram ser apadrinhadas tem idade de 0 a 10 anos, suas cartas estão sendo escritas com a orientação dos professores das escolas estaduais, municipais e creches e são entregues por eles nas agencias do correio.


De acordo com Edgar os correios do estado de Minas Gerais já receberam 70 mil correspondência, entre essas 21 mil já tem seus padrinhos. Em geral os presentes são doados por parceiros ou até mesmo pela população que se sensibiliza pela causa.
Para Edgar ver a satisfação das crianças ao receberem os presentes é muito gratificante. Ele diz ainda que os presentes são entregues geralmente na véspera do Natal por voluntários que se vestem de papai Noel. 


(Colaborou Francielly Queiroz)

Inicia a 6ª Copa 97 FM de futsal regional





Começou no dia 03 de novembro a copa de futsal regional organizada pela Rádio 97 FM e o Departamento Municipal de Esporte, a copa conta com a participação de 19 equipes de Frutal e região. O primeiro jogo foi realizado no Ginásio de Esportes Claiton Brito com presença de vários torcedores. A premiação será feita para as três primeiras equipes e será feita em dinheiro. A equipe campeã receberá R$ 800 reais, a vice R$ 400 reais e a terceira colocada R$ 300 reais.
O evento contou com a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges e Wanderley Garcia de Sousa, chefe do Departamento Municipal de Esporte. A prefeita comentou em entrevista sobre a importância que os meios de comunicação ter uma parceria com o esporte, além de trazer benefício para a saúde, outras pessoas podem participar como torcedor.
 Segundo Renato Magalhães um dos organizadores diz que a competição tem um nível muito bom e espera que essa copa seja um exemplo disciplinar para todos. Ele diz ainda que o esporte representa tudo na vida de um ser humano, quem pratica esporte tem uma vida saudável. A copa vai terminar no dia 10 de dezembro.

(Colaborou Eliane Franco)

Crep A é Bi-Campeão da Nona Copa Casa Borges De Futebol 2009





Da redação


Na última sexta-feira o clube Crep de Planura realizou os jogos da final da nona copa Copa Casa Borges de Futebol 2009.pessoas de toda a região estiveram presentes para abrilhantar o futebol,o quarto lugar ficou com mini-mercado granel de Colômbia que recebeu um cheque no valor de 200 reais, o time do JB de Frutal ficou em terceiro lugar e recebeu um  cheque no  valor de 400 reais, em segundo lugar ficou o time vila esperança de Conceição Das Alagoas, que recebeu 800 reais e por um último o campeão foi o Crep A que levou um cheque no valor de 1200 reais.
O Presidente do Club Crep Reginaldo Antonio Souza disse; ’’estou alegre, pois lutamos e conseguimos a conquista de um titulo super importante como é a Copa Casa Borges, estou muito feliz’’, finalizou.
Já o Técnico Reinaldo César Silva disse que "é uma felicidade imensa ser campeão de uma copa difícil como essa, mas a união do nosso grupo valeu e muito, espero continuar meu trabalho como técnico por muitos anos, pois sou um amante do esporte."
O time do Crep A tem o experiente goleiro Eduardo frança que é pai do terceiro goleiro do corinthians Rafael, Du, como é chamado pelos companheiros, fez defesas importantes,,já que o jogo ficou 3 a 3 no tempo normal e foi para os pênaltis, mais uma vez brilhou a estrela de Eduardo que não defendeu nem um dos pênaltis mas levou sorte quando o lateral do time adversário bateu o último pênalti pra fora. Sendo assim, o Crep A é o campeão 2009 da nona Copa Casa Borges de Futebol.


(Colaborou Marco Aurélio)

sábado, 14 de novembro de 2009

Volta das bolsas surpreende alunos da UEMG Frutal




Da redação

Nesta segunda-feira alguns alunos da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais- Campus de Frutal, tiveram uma surpresa: a notícia da volta das bolsas para os projetos de extensão. Com a volta das bolsas, projetos que ficaram parados por falta de verbas poderão ser retomados.

A notícia veio por e-mail, destinado a todos os ex-bolsistas. Em anexo, uma carta da reitora Janete Gomes Barreto Paiva dizendo que os argumentos apresentados pela universidade ao Governo do estado motivaram a abertura de crédito suplementar ao orçamento da universidade, permitindo assim a retomada das atividades de Pesquisa e Extensão antes suspensas. Alguns alunos demonstraram-se animados com a notícia, como a aluna Daniela Moreira, do curso de Comunicação Social. “Fazer sem remuneração desmotiva a gente, porque gastamos também. Para ir às reuniões, por exemplo, eu tenho que gastar R$ 5 por vez”, explica Daniela.

Os alunos receberão as parcelas referente aos meses de agosto e setembro, correspondentes aos trabalhos realizados antes da suspensão das bolsas, e referente à novembro e dezembro. A reitora informou que não será paga a parcela referente ao mês de outubro devido a nesse mês as atividades terem sido suspensas.

(Colaborou Pâmela Biage)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HidroEX agora tem o apoio da UNESCO


Foto: Assessoria de imprensa

Da redação

O último dia 29 foi marcado pela oficialização anunciada pela UNESCO ao governo de Minas Gerais que o Instituto HidroEX passa a fazer parte de sua rede internacional de Centros de Categoria II. A confirmação da chancela na sede da entidade em Paris, em solenidade presidida pelo diretor geral adjunto da entidade, o brasileiro Marcio Barbosa.
Na solenidade estavam presentes o deputado federal Narcio Rodrigues, idealizador do projeto, e, em nome do Governo de Minas Gerais, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, o sub-secretário de Meio Ambiente, Ilmar Bastos e o diretor técnico da Emater-MG, José Ricardo Roseno, além do professor Mario Fernando Valeriano, que é o diretor do novo Instituto. Outra participação especial no evento foi da Sra. Francine Cousteau, presidente da Fundação Cousteau e viúva do famoso oceanógrafo e pesquisador Jacques Cousteau, e também o presidente da Green Cross Brasil, Celso Claro de Oliveira, que acompanha o projeto desde os seus primeiros passos. Com o evento em Paris, o HidroEX, que fica no município de Frutal, Triângulo Mineiro, passa a fazer parte de uma seleta parceria internacional, que envolve outros Institutos similares, em países dos cinco continentes.
O diretor geral adjunto da UNESCO, Marcio Barbosa, também agradeceu aos conterrâneos brasileiros. “Vocês me deram a oportunidade de participar de um grande projeto e trabalhar pelo meu País. Saibam que a vinda do governador Aécio Neves à Paris em março último foi uma decisão acertada que pesou a favor do projeto do HidroEX. Com o compromisso dele ficou claro o envolvimento político do governo de Minas com o projeto. E isso é muito importante para termos a certeza de que não será mais um projeto esquecido pela estrada”, afirmou Márcio Barbosa. O diretor-geral adjunto também parabenizou a iniciativa do Instituto HidroEX em formalizar relações com outros institutos semelhantes, referindo-se à acordos de Cooperação já em andamento com Institutos de Portugal e da Holanda. “Este é um projeto modelo que merece ser mostrado para o mundo”, afirmou ele, relembrando de todo o processo percorrido para que o projeto brasileiro fosse finalmente aprovado. E finalizou: “não há quem vá descredenciar o HidroEX. Vocês tem a chancela da UNESCO para SEMPRE”.

(Colaborou Daniela Moreira)

Corpo de Bombeiros de Frutal contará com mais 10 militares




Da redação

Frutal está em processo de desenvolvimento, um dos benefícios que a cidade recebeu foi o Corpo de Bombeiros. Instalado em 2006 o batalhão atende 12 municípios e desenvolve projetos junto à comunidade.
O Corpo de Bombeiros recebe em média sete chamadas diárias de emergência, sendo atendidas vítimas de acidentes automobilísticos, bicicletas, quedas de altura, incêndios, mas o principal chamado esta relacionado a acidentes com motocicletas. O batalhão também faz atendimentos clínicos.
Ao ser questionado sobre os trotes, o Sargento Leopoldino afirma que são constantes, e por diversas vezes atrapalham o trabalho dos militares “O nosso efetivo é pequeno na cidade, muitas vezes deixamos de atender uma ocorrência real por conta dos trotes”.
Além do trabalho de resgate o Corpo de Bombeiros fazem visitas de prevenção, palestras mostrando o serviço dos militares. Realizam também trabalhos sociais como o Projeto Golfinho, voltado para crianças de 7 a 14 anos. Este tem por finalidade ensinar natação e mostrar as crianças o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros “Estão no projeto hoje 100 crianças em quatro turmas de 25 alunos.
O Sargento Leopoldino destaca que esta previsto para Frutal a chegada de 10 militares já que o número de militares de um batalhão deveria ser 53 e hoje são apenas 21 na cidade.

Idoso recebe cuidado especial

Da redação

Em Frutal o Centro de Convivência promove um dia de recreação para pessoas idosas, e em parceria com a prefeitura, buscam pessoas também na região. Preocupado com o bem estar dessas pessoas, realiza todas as sextas feiras, um dia dedicado a essa faixa etária.
Acreditando nessa iniciativa, o posto de saúde de Aparecida de minas, aderiu a essa causa, e através da prefeitura conseguiram disponibilizar um veículo para levá-los até o local.
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem participar desse dia. O objetivo é mostrar ao idoso a sua importância e dessa forma fazê-los viver a vida com mais prazer.
No Centro de Convivência, são oferecidos café da manhã, almoço e em seguida as atividades de recreação como: jogos de baralho, produção de artesanato, atividades esportivas e educativas, tudo isso para que a diversão seja completa.
(Colaborou Soleny Rocha)

UEMG Realiza Seminário de Pesquisa e Extensão




Da redação

Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético. Esse foi um dos objetivos do II Seminário de Pesquisa e Extensão e III Jornada de Pesquisa e Extensão do campus de Frutal. O evento aconteceu na Sexta-feira (06) e no Sábado (07) no anfiteatro da UEMG - Universidade do estado de Minas Gerais.
A abertura do evento aconteceu às 20:00, na sexta-feira, com a participação da Pró-reitora de pesquisa e extensão, Professora Dra. Magda Chamon, com a palestra "Pesquisa Acadêmica e Prática Social: a importância da prática de iniciação científica para formação de pesquisadores".
Após a palestra, foram apresentados vários projetos de alunos bolsistas ligados às últimas tendências dos campos de atuação além de abordarem temas voltados para a área social e da saúde.
Para o Coordenador do setor de pesquisas e extensão da UEMG – Campus Frutal, Professor Ms. Alessandro Santana Martins, “esta jornada de pesquisa, além de ser uma mostra de trabalhos de pesquisa, é também uma preparação para o 11º Seminário de Iniciação Científica e Extensão que acontece nos próximos dias 13 e 14 de novembro em Barbacena – MG”.

Furnas realiza 30 SIPAT




Da redação

A Usina de Porto Colombia-furnas realiza o 30 Sipat, que começou no dia 09 e vai até 13 de novembro, com Palestras específicas na área de segurança no trabalho e saúde.
Participam funcionários do sistema Furnas e terceirizados que tem por objetivo esclarecer aos mesmos sobre a seguraná na hora do trabalho.
O funcionário Luciano Reis Vieira, afirma que as palestras servem para novos conhecimentos, principalmente na área de segurança, em que ensina a usar os equipamentos de forma correta.
O presidente da 30 SIPAT, Márcio Rios Santos disse “estou muito feliz por estar contribuindo para manter a segurança na empresa que tanto batalha para que não aconteça nem um acidente e o resultado é já são mais de 2.689 dias sem acidentes.”

(Colaborou Marco Aurélio)

Licores de Fronteira, um sabor diferenciado



Da redação

Com uma produção variada de licores, a cidade mineira de Fronteira vem se destacando pela forma artesanal de fabricação. Como forma de organização, a Associação dos Artesãos de Fronteira é dividida em três núcleos.
Desde a criação da Associação, tem-se a necessidade de mostrar para o morador fronteirense as guloseimas produzidas de caráter natural. O que normalmente é feito com essência, na Associação, os artesãos buscam fazer o diferencial e trabalham seus produtos aproveitando as frutas da época.
O licor é uma bebida antiga, desde os primórdios, essa é uma invenção que os antigos usavam para receberem visitas, usavam também como aperitivo após o jantar e sua forma artesanal sobrevive até os dias atuais. Mesmo com toda a tecnologia que hoje o mundo possui, os artesãos preferem se utilizarem de instrumentos primários, valorizando os produtos regionais como forma de priorizarem a qualidade do produto final.
A produção de licor é também uma alternativa no aumento da renda familiar. Muitas famílias vivem do que é arrecadado com a venda de tais produtos e isso se dá na maioria dos casos em regiões do interior. Em Fronteira, a Associação dos Artesãos situada ao lado da rodoviária, oferece tais mercadorias durante toda a semana e agora com a novidade de estarem divulgando seus produtos também na feira, que acontece aos domingos.
O desejo dos artesãos é fazer com que as pessoas conheçam e valorizem os trabalhos desenvolvidos por eles. “Nós pretendemos agora pesar os pontos positivos e negativos e claro, trabalhar para melhorar os negativos. Para que possamos atender melhor nossos clientes”, é o que ressalta a artesã Sulimaire Ramos Barbosa que completa, “tudo isso só foi possível através da parceria da Prefeitura Municipal e do comércio local. Outro ponto que nos incentivou foi a receptividade por parte da população que foi de acordo com o esperado”.

Polícia Militar faz operação piracema



Desde o último dia primeiro teve início a operação piracema e vai até 28 de fevereiro do próximo ano. A piracema é a época da desova dos peixes.

Visando combater a pesca ilegal nas bacias dos rios, a Polícia Militar do Meio Ambiente – intensifica as fiscalizações nos mananciais, alagados e reservatórios do Rio Grande.
De acordo com o sargento Herculano Antonio Pereira, comandante da PMMA, a facilidade na captura desses peixes que ficam acuados nas bacias, acabam atraindo muitos pescadores, por isso há necessidade do combate para que a reprodução dos alevinos não seja prejudicada.
A operação que abrange a área banhada pelo Rio Grande começa em Itapagipe passando por Fronteira, Frutal e termina em Planura, onde há grande incidência de pescadores.

Quem for flagrado com redes será multado. O material será apreendido e o pescador pode até ser detido.
De acordo com Herculano para o pescador profissional a pesca é permitida apenas com o caniço ou molinete. Mas apenas espécies nativas, como a Curvina, Tilapia e Tucunaré que são peixes exóticos, mas somente cinco quilos de pescado. “O pescador respeitando esse período estará garantindo a prosperidade dos peixes na nossa região”, salienta Herculano.
A multa para quem desrespeitar a lei pode variar de R$ 500 a R$ 13 mil, conforme a infração. O infrator poderá ainda ser detido por até três anos, dependendo do prejuízo causado ao meio ambiente.
Para o sargento não há explicação para a pesca ilegal, conta ele ao ressaltar que existem campanhas no período da piracema. “A polícia do meio ambiente fez varias reuniões nas colônias de pescadores justamente para orientar os pescadores quanto a pratica ilegal ou os locais que são interditados para pesca”, conclui.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Curso de Direito é o mais procurado


Nesta última inscrição do vestibular da UEMG, houve um acréscimo de 189 alunos a mais em relação ao ano passado que foram 1.283 inscritos. O curso mais procurado foi Direito, tanto no período da manhã quanto da noite, foram quase 300 inscritos para 50 vagas para cada turno. Em segundo lugar ficou o curso de Administração que teve cerca de 200 inscrições para cada turma.
Ronaldo Wilson Santos, diretor do Campus da UEMG em Frutal, diz que em virtude do incidente com o ENEM houve um desestímulo, e assim, ele acredita que o numero poderia ter sido maior. “Os cursos oferecidos pela universidade são os mesmos, tivemos alteração nas vagas de administração que era 80 divido em 40 e 40 e esse ano são 50 vagas para cada turno”.
O vestibular será no dia 28 de novembro, que será num sábado, a partir das 14h até as 18 h.
Segundo Ronaldo Wilson, a expectativa é que a divulgação dos resultados seja feita o mais rápido possível, a fim de evitar a ansiedade por parte dos candidatos. O gabarito deverá ser afixado no mesmo dia.
Agora, a diretoria da UEMG está esperando a seleção das cidades e estados em que houve mais procura para divulgação futura. “Esse trabalho é um pouco demorado, mas queremos descobrir quais regiões se inscreveram os alunos para o vestibular deste ano. No ano passado houve interesse de alunos dos estados de Goiás, Minas e São Paulo”, finaliza Ronaldo.

Colaborou Daniela Moreira

Pequeninos de Jesus assite à 250 crianças

O Centro de Educação e Formação Pequeninos de Jesus, teve inicio há 18 anos, no dia 02 de junho de 1991. De acordo com Deusmanda Ferreira de Oliveira, a construção da entidade foi possível graças à doação de um terreno e colaboração de voluntários.
Hoje a entidade é mantida com uma subvenção da prefeitura, que é usada no pagamento de funcionários. Para complementar a renda, a creche faz uma vez por mês tortas para serem vendidas. Promovem brechós com roupas novas e semi-novas doadas pela população e lojas da cidade. Além de contarem com parceiros como a 97 FM, Rotary Sul, Lions entre outros aos quais realizam eventos em prol a entidade.
A idealizadora da entidade, Deusmanda Ferreira, ressalta que hoje “são assistidas 250 crianças e adolescentes”. Destaca também que alguns adolescentes entre 14 e 18 anos fazem parte da Guarda Mirim de Frutal “Essa é uma grande conquista, os guardas mirins são remunerados e estão registrados pela entidade”.
Ao ser questionada sobre como é feita a matricula das crianças e adolescentes que freqüentam a creche, Deusmanda diz que a creche é para crianças que estão matriculadas na escola “isto é para evitar a evasão escolar” e lembra que as mães tem que estar trabalhando “muitos aguardam por vagas, por isso visitamos as famílias para nos certificarmos disto”.
Uma das maiores preocupações em relação à entidade esta ligada a instabilidade financeira, “a subvenção da prefeitura é durante 10 meses, então contamos com os eventos realizados pelos nossos parceiros para complementar a renda, é imprevisível”.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Igreja apostólica realiza mega gincana em Planura



A igreja apostólica Ministério Resgate, em Planura, está realizando a primeira gincana de jovens que tem brincadeira,alegria e ,claro, muita diversão.

Este projeto envolve fiéis que tem a palavra de Deus como meta a ser aprendida.
A Gincana teve início no 03 de outubro e está prevista para terminar daqui a dez dias. No encerramento será realizado um jantar organizado pela equipe derrotada. O evento será no clube Crep de planura , na vila de Furnas.
Duas equipes estão na disputa, a "Olhos de águia" que tem como líder Juliana Martin e "Pés fortes" e sua líder é Laine Damaseno,a primeira equipe está na frente da competição já que eles tem levado muitos visitantes para a igreja e isso soma pontos.
Para Organizadora da gincana, Francis Reis Martins, tudo tem saído dentro do programado e claro sendo um sucesso total.
A líder de jovens Suéllen Gomes Rodrigues disse ‘’estou contente por ver a comunhão e alegria que jovens estão tendo com essa gincana é maravilhoso poder ver alegria de Jesus presente nesses rostos.’’

Frutal estará mais iluminada no fim do ano

Foto: Zilma de Oliveira


Da redação

Graças a uma parceria feita com a Prefeitura de Frutal, a Associação Comercial e Industrial de Frutal (ACIF), e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), irão colocar em prática, novamente, o projeto de iluminação natalina pelas principais avenidas, tradicional na cidade há vários anos. A previsão é que as luzes comecem ser acesas na segunda quinzena de novembro.
A novidade desta vez, segundo o presidente da ACIF, Aldino Cagnin será a implantação de uma idéia projetada pelo arquiteto frutalense Ionei Dutra, que irá permitir que a iluminação natalina atinja não apenas os pontos centrais da cidade, mas também outros pontos estratégicos.
De acordo com a Prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges, esse projeto tem um custo em torno de R$ 17 mil reais e falta apenas a confirmação de uma empresa do setor bancário, para que a parceria seja firmada de forma concreta.
Enquanto isso, a ACIF e CDL estão preparando a campanha de fim de ano denominada de “Natal Encantado”, que vai sortear em dezembro uma moto e um Palio quatro portas, zero quilômetros. O lançamento oficial da promoção será no dia 20 de novembro. Dia 10 de dezembro, haverá no calçadão, a chegada no trenó do Papai Noel, evento que atrai anualmente centenas de pessoas em busca de um abraço e um gesto por parte do bom velhinho.
Até o final do ano, a ACIF E CDL esperam aumentar as vendas no comércio frutalense em torno de 20%.


Colaborou Zilma de Oliveira

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lions de Aparecida de Minas realiza evento social




No dia 14 de novembro será realizado, no salão paroquial do Distrito, o baile revivendo o passado, evento esse que está se tornando uma tradição do clube.
Criado em 1917, por Melvin Jones em Chicago, o Lions é considerado o maior clube de serviço do mundo e sua filosofia não permite que seus membros vinculem o trabalho dos leões com religião ou política. Aqui em Aparecida de Minas, só foi fundado em 1996 pelo morador Ademir Zago 57, que viu na iniciativa do clube, uma oportunidade para ajudar ainda mais a comunidade aparecidense.
Ao longo desses 13 anos da criação do Lions no Distrito, alguns eventos já se tornaram tradição do clube como é o caso da valorização do idoso, o qual é feito um dia de comemoração começando com o café da manhã e o almoço, e a tarde segue com a parte de entretenimento. O ano leonístico começa em julho, a partir de então, ocorre o campeonato de salão e fecha os trabalhos do ano com o natal para as crianças. Atualmente em Aparecida de Minas, o clube é composto por 15 companheiros Leão e a votação para a escolha do presidente se dá uma vez ao ano sempre no mês de abril. Como é uma entidade onde homens e mulheres fazem parte as mulheres levam o rótulo de domadoras ou companheiras Leão.
A criação do clube no Distrito veio também por interesse dos Leões de Frutal, que perceberam o empenho da comunidade em ajudar o próximo. Por ser uma associação que trabalha pelo social e sempre procura ajudar também outros trabalhos desenvolvidos por prefeituras como às creches, os asilos, hospital do câncer. Para Ademir Zago atual presidente, é importante que as pessoas conheçam o que é o Lions, como são investidos e revertidos ás rendas arrecadadas “sendo uma associação que visa o social, nós trabalhamos em conjunto para melhorar o que outras entidades já desempenham e também ajudar aqueles que mais necessitam de ajuda”.

Projeto Incluir é lançado em Itapagipe

Foto: Lucas Queiroz

Da redação

No último dia 30, às 10h,a Escola Estadual Santo Antonio e as escolas Pedro Gonçalves, Alonso de Morais da Vila Coqueiro, Escola Serra da Moeda, Apae, Ceia, Cezu e pais de alunos realizaram a passeata para convidar e incentivar a população para o lançamento da Cartilha do Projeto Incluir “Vamos quebrar essa barreira”.

O projeto está em andamento e a diretora da escola pólo do "projeto incluir" é Magda Jabur Maluf Barbosa. A aprovação da cartilha já foi aprovada à rede de apoio.
O próximo encontro do projeto incluir será realiza no próximo dia 6, na escola Escola Estadual Santo Antonio à partir das 19h. O lançamento da cartilha sobre o tema terá relatos de famílias com portadores de deficiência.


Colaborou Laene Mara

Alunos do Curso de Laticínios realizam Semana Acadêmica

A IV Semana Acadêmica do curso de laticínios da UEMG terminou na noite de quinta-feira (29). O evento aconteceu no Anfiteatro da instituição e contou com a participação de alunos e professores do Campus de Frutal. “Desafios e oportunidades do Setor Leiteiro” foi o tema escolhido e debatido durante os dias 27, 28 e 29. Durante a semana, os alunos participaram de palestras e mini-cursos ministrados por profissionais da área.
O evento também contou com a participação do Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, na noite de terça (27) na abertura da semana. O assunto abordado foi: “Perspectivas do Setor de Estado Leiteiro”. Já na Quarta, foi a vez do Consultor Dimas Facioli, falar sobre “Oportunidades no Mercado de Trabalho no Setor de Laticínios”. E encerrando a semana, os participantes puderam conferir na noite de quinta (29) uma palestra com o Prof. Dr. Jorge de Lucas Júnior da UNESP de Jaboticabal com o tema: “Aproveitamento de Resíduos da Bovinocultura Leiteira”.
A semana acadêmica é uma realização do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios da UEMG Campus Frutal.

(Colaborou Wander Rezende)