Da redação
A Escola Municipal Poliana Ziza Ferreira recebeu na noite do dia 17 a Companhia Truks que trouxe pela primeira vez a Fronteira, um teatro de bonecos. A peça ‘O senhor dos sonhos’ foi assistida por centenas de pessoas que lotaram o pátio da escola. Este evento fez parte da 1º Feira Sabor e Arte de Fronteira e Cia. de Lazer que aconteceu na Praça da Vitória nos dias 17 e 18.
A peça infantil que atraiu também a atenção dos adultos, retratou o mundo encantado das crianças e a forma carinhosa como Lucas ‘boneco’ era tratado por sua mãe. “A mensagem da peça é a de que os adultos devem procurar viver os momentos da criança, que às vezes sofre, sente angústia e mais do que nunca, sonha e vive esses sonhos”, destacou Henrique Sitchin coordenador da Cia. Truks.
Sendo questionado sobre a atenção das crianças no momento da apresentação, Sitchin disse que é um instante muito especial. “A gente pede para as crianças outro tipo de reação que não a participação com gritos. Não sou contra, mas entendo que as crianças precisam aprender a se concentrar e contemplar a história. Para isso, precisam ficar em silencio, olhando e sentindo, isso é muito importante”.
Henrique afirmou que a Cia. valoriza o afeto da família com relação ao filho e lamentou que nem sempre os adultos presentes entendem essa mensagem com clareza. “Entendo que antes das broncas nas crianças é preciso entender que elas têm um universo particular. Um mundinho só delas. Com um jeito especial de entender as coisas e para buscar essa compreensão o adulto precisa mais que nunca, dialogar. As crianças as vezes se sentem confusas quando não tem um suporte dos pais. Na adolescência as drogas pode ser o refugio, então o diálogo é muito importante”.
Procurando dar subsídios para que os pais revejam seus conceitos, Sitchin lembrou que mesmo sendo crianças, esses pequenos seres sentem angustias, tristezas e precisam ter com quem falar, abrir seu coraçãozinho e sentir que tem o apoio de alguém que está por perto. “Buscamos passar essa mensagem. Espero que as pessoas que assistiram nossa apresentação possa ter entendido e que venham colocar em prática no seu dia a dia, para que as crianças de Fronteira possam ter nos pais o apoio de que tanto necessitam”.
A Truks é uma companhia teatral de São Paulo capital, está atuando há 20 anos. Já ganhou vários prêmios, inclusive internacionais. Quem quiser saber mais sobre a Cia. pode acessar o site: http://www.truks.com.br/
Para o secretário municipal de educação Renato Malvezze que esteve presente na apresentação, Fronteira vive um momento impar. Onde a cultura está sendo valorizada ao máximo. “Temos feito de tudo para trazer a Fronteira, atividades culturais. Recentemente tivemos apresentações teatrais em libras, há duas semanas no CREF teve o quarteto de flautas e clarineta que são artistas da orquestra sinfônica de Belo Horizonte e agora essa belíssima apresentação”.
Malvezze se encantou com a Cia. Truks. “Foi uma encenação maravilhosa. É um grupo premiadíssimo que tem premiações inclusive internacionais. Podemos dizer que nossa cidade está abrindo as portas para a cultura. Quem veio a apresentação ganhou um belo presente. Esse evento só foi possível graças ao trabalho da secretaria da educação e cultura através da prefeitura municipal”.
O espetáculo foi de portões abertos. Malvezze destacou a importância da gratuidade. “Nos grandes centros, uma apresentação dessa tem um custo alto para as pessoas e aqui foi de graça. Isso para nós é um enorme prazer, poder dar esse presente ao povo fronteirense”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário