Aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro, em Belo Horizonte, o 13° Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O evento contou com mais de 600 pessoas entre professores, alunos bolsistas, alunos da pós-graduação e alunos com projetos sem bolsa das sete unidades da UEMG e de outras instituições de ensino.
Os principais objetivos do Seminário são divulgar, socializar e avaliar a produção científica e extensionista dos alunos bolsistas e dos docentes orientadores. Na oportunidade, os demais professores e alunos da Universidade também apresentam os resultados de suas pesquisas e projetos de extensão. Além disso, o evento foi aberto ao público, ou seja, qualquer pessoa que estivesse passando durante os locais das apresentações dos trabalhos puderam entrar e conferir, porém sem ganhar o certificado de participação como ouvinte.
A abertura do evento contou com uma apresentação do grupo de Choro da Escola de Música da UEMG/BH, interagindo com os alunos de todas as unidades. Além disso, o primeiro dia ainda contou com uma palestra explicando sobre a importância da pesquisa e extensão. As apresentações dos trabalhos foram feitas por exposição oral, divididas por ciências humanas, exatas e biológicas. Já a exibição e explicação dos pôsteres informativos foram expostos no Salão Pampulha, no centro da capital mineira.
A UEMG Frutal foi representada por cerca de 50 pessoas, entre alunos bolsistas com projetos de pesquisa e extensão de diversificadas áreas do conhecimento, alunos que desenvolvem projeto na Instituição sem bolsa e professores. Para Tatiane Simon, aluna do 4° período de Comunicação Social e bolsista, a sensação de estar participando de um evento desta magnitude é de extrema responsabilidade. “Estar representando minha faculdade diante de todas as outras unidades da UEMG é incrível, pois além de estar levando meu nome e do meu orientador, tive a oportunidade de mostrar nove meses de trabalho que venho realizando a frente da minha iniciação cientifica” salienta a estudante.
De acordo com a coordenação do evento, o Seminário teve como princípios a divulgação dos trabalhos realizados pelos jovens que participam de programas de bolsas de iniciação cientifica e extensão e sua integração com a comunidade. “A organização deste ano foi mais temática que a dos anos anteriores. A distribuição dos materiais pelas salas, por exemplo, foram feitas por área de conhecimento, permitindo maior interação entre pesquisadores que atuam em áreas similares” avaliou a professora Terezinha Gontijo, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEMG.
Segundo ela, a intenção que começa a se expressar com esse ano é ampliar a abrangência do evento para que daqui para frente, uma gama de projetos de pesquisa e extensão sejam desenvolvidos na Universidade. “O Seminário atualmente é, predominantemente, uma exposição de iniciação cientifica, ou seja, historicamente os alunos bolsistas têm apresentado os resultados das pesquisas desenvolvidas na Universidade. Por isso, neste ano, paralelamente à apresentação dos alunos, promovemos uma pequena Mostra de Pesquisa, realizada na Universidade” explica.
Além das apresentações, o Seminário contou com mesas temáticas com profissionais das áreas da saúde, sustentabilidade, educação, cultura, ciência e inovação tecnológica. Durante o evento também é realizado uma reunião da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão Universitária com a Coordenação de Pesquisa e Extensão de todas as unidades da UEMG para discutir sobre o futuro da pesquisa na Instituição. Após o fim dos trabalhos, uma apresentação da Big Band da Escola de Música da UEMG na Arena do Prédio “Rainha da Sucata”, na Praça da Liberdade encerrou o evento.
Segundo a pró-reitora de Extensão, a professora Vânia Aparecida Costa, o Seminário é uma ocasião única para que os alunos mostrem os projetos trabalhados e conhecerem outros desenvolvidos em outras unidades. “Este evento possibilita aos nossos alunos dois momentos: o de mostrar suas atividades como bolsistas e de conhecer a produção da Universidade”. O Seminário de Pesquisa e Extensão é diferente da Semana UEMG, outro evento da Pró-Reitoria de Extensão, onde atividades de extensão se espalham por todas as unidades da Instituição. A próxima edição do Seminário também acontecerá em Belo Horizonte.
Escrito por Vinícius Lopes
6° período de Comunicação Social / Jornalismo - 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário