A APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Frutal destinou inicialmente 10 vagas para condenado s presos na cadeia de Itapagipe. O método que é inovador na região é diferente do sistema prisional e oferece diversas atividades ocupacionais para os que cumprem penas.
A prefeitura de Itapagipe assinou o convênio com a APAC no gabinete da Prefeita Benice Maia, com a presença da juíza da comarca Dra. Raquel Agreli Melo. Também fazem parte da parceria as comarcas dos dois municípios. Participaram do ato de efetivação do convênio o presidente da APAC Pe. Marcio Ruback e a gerente administrativa da APAC Luciane Lagrimante. Os voluntários itapagipenses Sérgio Rezende Paula, Ledy Marlene Krassmann de Rezende, Antonio Leonel Martins, Nair Ferreira de Faria Araújo e Miralda Carneiro Silveira Barbosa.
Segundo o presidente da APAC, o desejo de participar do método tem que partir do próprio condenado. Assim ele é avaliado psicologicamente e seu pedido é deferido pela juíza da comarca. Após esse procedimento o preso passa a ser então um recuperando da APAC.Na entidade, que foi inaugurada em maio deste ano e tem 62 internos atualmente, o recuperando participa de aulas de artesanato, palestras, tem acesso a psicólogo, assistente social, ensino religioso e lazer, além de seguir um método específico com regras que visas a ressocialização do indivíduo.
Escrito por Aline Basanella
Comunicação Social - Jornalismo - 6º Período
Nenhum comentário:
Postar um comentário