terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Alunos de Comunicação produzem matérias de telejornalismo


Foto: Jociene Bianchini



Da redação


O feito inédito para a primeira turma de Comunicação Social da UEMG, Campus Frutal, foi mais do que o cumprimento da disciplina de Telejornalismo, foi uma experiência que somou bastante no aprendizado proporcionado pela professora Ana Carolina Araújo, de Fernandópolis, interior paulista.


Aos mais de 20 alunos, futuros jornalistas, foi proposto o desafio de produzirem durante seis meses matérias com temas diversificados e que fazem parte da realidade de Frutal.
Somando esforço, dedicação e muita criatividade, a turma, que foi dividida em grupos, falou sobre importantes assuntos, dentre os quais estão: a questão social envolvendo o caso dos andarilhos que permanecem por algum tempo em praças públicas; a esperança de ter em Frutal o Centro Regional de Hemodiálise por parte de quem vive o drama de ter que viajar para cidades como Uberaba e Rio Preto para fazer o tratamento; foi produzida também uma matéria valorizando o setor comercial da cidade; o lado cultural de Frutal foi valorizado contando a história do Conservatório Municipal “João Adriano de Barros”; a interatividade entre os jovens foi destaque por meio de uma matéria produzida revelando detalhes sobre a criação do jornal Antenado, elaborado na Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira; por fim, o cenário político local foi retratado com a cobertura sobre o possível aumento de cadeiras na Câmara, por meio da PEC dos vereadores.


A apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos foi feita na sala dos professores. Além dos alunos, foram convidados para assistir o diretor do Campus da UEMG, Ronaldo Wilson Santos, a coordenadora pedagógica Maria Batista e a coordenadora do Curso de Direito, Cristina Veloso de Castro. Presentes também estavam as professoras do Curso de Comunicação Social, Ana Carolina e Jociene Bianchini.
No final, o trabalho dos alunos foi bastante elogiado pelo diretor Ronaldo Wilson que chegou a compará-lo com os que são produzidos por jornalistas de emissoras conceituadas como Record, Rede Globo, Band e  outras.


Ronaldo Wilson foi além ao revelar que é intenção para os próximos anos valorizar ainda mais o Curso de Comunicação Social, com a implantação de laboratórios de jornalismo. “Sabemos das enormes dificuldades em conseguir recursos para que esse projeto seja executado. Mas o primeiro passo e o mais importante já foi dado, que foi a criação do Curso de Comunicação e o fato dos alunos acreditarem nele”, disse Ronaldo.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Adolescente se emociona ao comemorar aniversário no Asilo


Foto: João Cerino


Da redação


A emoção e o sentimento de um sonho realizado marcaram a comemoração dos 15 anos da jovem frutalense Anna Paula Oliveira Luiz, no último dia 19.
Filha do casal Tida e Gisele, a adolescente escolheu o Asilo Pio XII para ser o local da festa que reuniu amigos da aniversariante, familiares, funcionários, diretores e internos do Asilo.
Numa festa marcada pela organização, Anna Paula se emocionou em vários momentos do evento, especialmente no instante em que o interno de 83 anos, o senhor Francisco colocou o anel de aniversário na mão direita da jovem e também no momento em que a conduziu até o meio do salão na hora da tradicional valsa de debutante.
Anna Paula disse que a escolha pelo Asilo era um desejo que alimentava desde criança, já que desde pequena ela era levada pelos pais para conhecer o cotidiano da entidade. “Sempre tive um carinho muito grande por todos os internos e esse dia ficará marcado para sempre na minha vida”.
Quem também se emocionou com a homenagem e pelo fato de ter sido o escolhido para dançar com Anna Paula é o interno Francisco. Ele afirmou que ficou surpreso quando soube pela diretoria que iria dançar a valsa com a adolescente. “É muito importante para nós idosos que uma jovem de 15 anos lembre-se da gente como foi o meu caso e dançar com ela é uma lembrança que vou guardar com muito carinho”.
O pai de Anna Paula, o popular Tida, afirma não ter se surpreendido com a decisão da filha já que ela se mostrou desde cedo uma pessoa voltada para os princípios de amor e respeito ao próximo.
A diretora do Asilo Pio XII, Eleni de Souza Ali Mere, ao falar em nome de toda a equipe, revela ter ficado impressionada com a escolha de Anna Paula, elogiando esse tipo de iniciativa: “É impressionante que uma adolescente que poderia comemorar seus 15 anos ao lado de uma galera jovem tenha escolhido justamente uma entidade que lida com idosos. É sem dúvida, um exemplo a ser seguido”, finaliza. 


(Colaborou Zilma de Oliveira)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comércio frutalense irá funcionar até às 22h






Da redação


Como acontecem todos os anos, o comércio de Frutal já está preparado para enfrentar mais uma maratona nas vendas com a chegada do período natalino e do final do ano.
A partir desse dia 10, as lojas ficarão abertas até mais tarde e o cronograma de funcionamento já foi definido pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Frutal (ACIF) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Para você que está a fim de prestigiar o comércio de Frutal, as lojas a partir desse dia 10 até o dia 23 ficarão abertas até às 22 horas. No sábado, o comércio fecha um pouco mais cedo, às 18h. Já no dia 20, num domingo, o funcionamento será das 9 às 16h. No dia 24, véspera do natal, o consumidor poderá encontrar as lojas abertas até às 20h.  
 Uma das grandes atrações dessa época é a tradicional chegada do Papai Noel, no Calçadão, que está programada para a noite desse dia 10.
O presidente da CDL, Rogério Fernandes está otimista quanto às vendas, afirmando que o comércio frutalense está preparado para mais esse período comercial de fim de ano.
A campanha da ACIF E CDL denominada de “Natal Encantado” está a pleno vapor e irá sortear no dia 28, no Calçadão, às 17h, vários brindes, uma moto e um carro zero quilômetro. Para ganhar o cupom e poder concorrer o consumidor terá que comprar acima de R$ 40 reais nas lojas participantes.
Falando ainda em prêmios, a ACIF e CDL, irão premiar, em parceria com a rádio 97FM, a casa e loja mais enfeitadas.
Para dar um visual diferente na cidade, as entidades comerciais fecharam este ano uma parceria com a Prefeitura de Frutal, que além da tradicional iluminação natalina nos principais pontos da cidade, irá permitir uma decoração diferenciada em diversos bairros e que já pode ser notada tanto pelo frutalense quanto por visitantes que costumam vir para Frutal visitar amigos e parentes.


(Colaborou Daniela Moreira) 




Chuva deixa milhares de pessoas desabrigadas





Da redação


As chuvas vem castigando algumas regiões do país e a previsão e de mais chuva neste fim de semana, segundo os meteorologistas. Deve fazer frio em alguns estados e pode atingir o Rio de Janeiro.
Várias famílias estão desabrigadas, as fortes chuvas deixou ruas inundadas e os moradores que não perderam as suas casas estão sendo levados para os abrigos oferecidos pelas prefeituras. Os moradores de alguns bairros da cidade São Paulo alegaram que as ruas permaneciam cheias de água, mesmo depois de 72 horas do término das fortes chuvas que castigaram capital. E muitos não tem água potável em casa, algumas famílias ficam com receio de fazer o uso da água para não contrair alguma doença.
Outra preocupação que atinge os moradores das cidades que enfrentam o problema das chuvas é o trânsito, que em muitos pontos ficam lento e os motoristas precisam redobrar a atenção em alguns pontos. Várias pessoas morreram soterradas enquanto dormia entre adultos e crianças. Além dos deslizamentos de terras as estradas e rodovias estão sendo bloqueadas por causa  das árvores derrubadas pelo vento. Isso causa congestionamento nas principais rodovias que cortam o país.


(Colaborou Eliane Franco)

Mudanças na Área Azul




Da redação


De acordo com o coordenador da guarda mirim de Frutal José Maria Perrim, haverá algumas mudanças reverentes à guarda mirim e a área azul a partir desse sábado. Será cobrado o estacionamento rotativo do centro da cidade, aos sábados também das oito horas ao meio dia, com o principal objetivo de estar organizando o trânsito, orientando os motoristas.
Segundo José Maria é feito o treinamento dos guardas mirins na escola os alunos estudam matemática, computação é tudo acompanhado, foram conseguidos mais nove computadores na creche Pequeninos de Jesus.
Sempre há vagas para qualquer menino ou menina quem tenha interesse e já tenha a idade apropriada, alguns são registrados pelas próprias empresas. A inscrição pode ser feita do Edifício Três Poderes, sala 702. De acordo com o coordenador há a possibilidade de ter uma nova escola com uma turma pequena de 20 meninos e meninas.
Existe uma notificação ao ficar no local indevido e de acordo com o coordenador José Maria Perrim, há multa caso o motorista não colabore com a área azul.


(Colaborou Camilla Marchi)

Dependentes químicos são assistidos por meio de Comunidade Terapêutica






Da redação


A Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis é uma obra assistencial que fica localizada às margens da BR 364, sentido Frutal a Planura, a cinco quilômetros do Posto Tabapuã.
A missão deste projeto é promover a reabilitação, a recuperação, a libertação e o resgate do ser humano que tem o desejo verdadeiro de reiniciar sua vida se livrando da dependência química, seja ela a bebida alcoólica ou substâncias entorpecentes.
A Comunidade Terapêutica funcionou durante alguns anos e foi administrada por pessoas da sociedade frutalense. Depois foi desativada por alguns meses e reiniciou suas atividades em setembro desse ano.
A novidade dessa vez é que uma nova diretoria foi escolhida para comandar os destinos da entidade que também conta agora com uma importante parceira: a Prefeitura Municipal de Frutal.
De acordo com a professora de Educação Física da entidade, Liliane Mendonça (Lili), o local atualmente abriga 10 internos que decidiram por conta própria fazerem parte do programa de três meses de desintoxicação e abstinência.
Dentre os serviços oferecidos estão assistência social, terapia, fisioterapia, terapia ocupacional, laborterapia, atividades físicas e educação espiritual.
A professora Lili conta que os internos se auto proclamam os "Guerreiros da Paz", ou seja, estão travando a maior batalha de suas vidas, uma guerra contra si próprios ao enfrentarem um inimigo mascarado, o vicio. Com isso, eles tentam recuperar sua dignidade, resgatar sua auto-estima e reintegrarem-se à vida familiar e social.
Amparados pela equipe de trabalho e pelos voluntários semanais que colaboram com o bom desempenho do programa, os internos da Comunidade Terapêutica também encontram apoio na fé que adquiriram e no poder que Deus tem na vida de todo indivíduo.
Na opinião da professora Lili, com maior participação, interesse e visão sobre a importância e a necessidade de entidades como o CEREA, os Alcoólicos Anônimos (AA) e a Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis por parte dos frutalenses, será possível conquistar vitórias contra a droga e o álcool que destroem famílias e deixam um rastro de sofrimento. “A luta contra a distribuição e o uso de drogas tem que ser levada a sério por qualquer um de nós, pois um ente querido que se deixa corromper, permite a destruição dos princípios familiares. Participar e valorizar a Comunidade Terapêutica é uma forma de evitar que isso ocorra”, destaca a professora Lili.

(Colaborou Zilma de Oliveira) 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PEC DOS VEREADORES: A DISCUSSÃO CONTINUA

Da redação


Após decisão do STF, assunto ainda gera discussão e divide opinião


O Supremo Tribunal federal (STF) manteve, por 8 votos a 1, a liminar (decisão provisória) concedida em outubro pela ministra Cármen Lúcia, que impede a Justiça Eleitoral de dar posse a novos vereadores, dentro das vagas criadas pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Vereadores. A decisão, que aconteceu no dia 11 de novembro, mantém a validade da liminar até o julgamento definitivo da ação em que a Procuradoria-Geral da República pede que alguns artigos da emenda sejam declarados inconstitucionais. Vale lembrar que, caso a decisão não seja revogada no julgamento definitivo no STF, os novos cargos de vereador só poderão ser criados a partir da próxima eleição municipal, prevista para 2012.  


Em Frutal Vereadores são a favor do aumento do Número de Cadeiras


Se dependesse da decisão da presidente da câmara municipal de Frutal, Maiza Signorelli Nunes, Frutal já teria mais cinco vereadores. Para Maíza,“Com o aumento do número de Vereadores, a cidade ganharia em representatividade”. Se o aumento acontecesse nesse pleito, a Câmara de Frutal teria mais cinco cadeiras, passando para 15 vereadores.





Vereadora Maíza Signorelli, que é a favor da PEC


Outro que também defende a idéia é o vereador Edgar Mendonça, que segundo ele, “seria mais benéfico, afinal seriam mais idéias, mais pessoas que representariam a vontade popular. De uma forma geral, os problemas da cidade seriam resolvidos, ouvindo várias tendências e opiniões”, analisa Edgar.





“A Vontade popular é  soberana. Os problemas da cidade com mais pessoas discutindo, creio que teriam a chance dos resultados aparecerem de uma forma mais viável”.  Vereador Edgar Mendonça. 


Câmara de Frutal já se antecipou



De acordo com a assessora jurídica e diretora da câmara municipal de Frutal, advogada Marta Peito Macedo Vilar, os vereadores já se anteciparam à decisão do supremo votando uma emenda à Lei Orgânica do Município nº 14, no dia 29 de Dezembro de 2008. “Isso quer dizer que a câmara de Frutal está pronta para voltar a ter os 15 vereadores, como era antes”, afirma a assessora. 
A emenda que modifica a redação do parágrafo único do art. 21 da lei orgânica  do município, alterando o número de vereadores da câmara municipal de Frutal foi de autoria dos vereadores: Joab de Paula Alves, que na época era Presidente da Câmara, Maíza Signorelli Nunes, José Adão da Silva, Marques Antonio da Silva, Edgar Luiz Mendonça, Lúcio Fernando Afonso e Claudio Rodrigues Borges. Esta emenda entrou em vigor em 1º de janeiro desse ano.


Eleitores são contra o aumento


Se a maioria dos vereadores, senadores e deputados foram a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), nas ruas a história é outra. Se depender de alguns eleitores esta discussão não voltaria em 2012. A nossa reportagem ouviu algumas pessoas para saber o que elas acham sobre o aumento do número de legisladores nas câmaras municipais em todo Brasil. Se para alguns vereadores a PEC poderia trazer mais “benefícios” e uma maior “representatividade”, algumas pessoas pensam diferente.
Se os vereadores são a favor, a maioria da população é contra este aumento. É o caso do tratorista Carlos Humberto Rocha, 48. Carlos afirma que é contra a PEC. “Se os vereadores que estão nas câmaras municipais na atualidade não estão mostrando serviço, para que colocar mais, só para os cidadãos gastarem mais dinheiro? é brincadeira.’’ O pintor Marcos Gusmão, 29, também se diz contrário a decisão da PEC. Para ele, a política não mostra seriedade em quase nada. “Nós cidadãos temos que pensar em colocar pessoas compromissadas com o futuro das nossas cidades”, finaliza Marcos.
Já a aposentada Ilda Maria de Jesus de 72 anos, residente em Planura, MG se diz a favor do aumento apenas nas cidades maiores, mas no interior ela é contra. Segundo ela, “o que a população precisa é de vereadores de qualidade”.


O que a PEC Propõe


Pela PEC, cidades com até 15 mil habitantes elegerão nove vereadores; de 15 a 30 mil habitantes - 11 vereadores; de 30 a 50 mil - 13 vereadores; de 50 a 80 mil - 15 vereadores;de 80 a 120 mil habitantes 17 vereadores; de 120 a 160 mil - 19; de 160 a 300 mil - 21; de 300 a 450 mil - 23 vereadores; de 450 a 600 - 25 vereadores; de 600 a 750 mil - 27; de 750 a 900 mil - 29; de 900 a 1,05 milhão - 31; de 1,05 milhão a 1,2 milhão - 33 vereadores; de 1,2 milhão a 1,3 milhão - 35; de 1,3 milhão a 1,5 milhão - 37; de 1,5 milhão a 1,8 milhão - 39 vereadores.  Os municípios com população entre 1,8 milhão a 2,4 milhões terão 41 vereadores; de 2,4 milhão a 3 milhões - 43 vereadores; de 3 a 4 milhões de habitantes - 45 vereadores; de 4 a 5 milhões - 47; de 5 a 6 milhões - 49; de 6 a 7 milhões - 51; de 7 a 8 milhões - 53 e com mais de 8 milhões de habitantes 55 vereadores.


PEC: Como tudo começou


Aumento do Número de Vereadores







A PEC 333/04, é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O substitutivo da comissão especial que analisou a proposta estabelece novos limites de acordo com o tamanho da população e remete a uma lei complementar a determinação dos limites de despesa com as câmaras municipais.

No documento, são estabelecidas 24 faixas populacionais. Para a menor faixa (de até 15 mil habitantes), a câmara poderá ter no máximo 9 vereadores. A maior faixa é de 55 vereadores para os municípios com mais de 8 milhões de pessoas.

Objetivo
O objetivo da PEC é resolver a polêmica criada em 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou uma resolução interpretando a Constituição Federal quanto ao número de vereadores que poderiam ser eleitos no pleito daquele ano, extinguindo 8.528 vagas nas câmaras do País.








Dep. Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor da proposta                                                                                                                             

Fonte: http://www.pompeo.com.br 


(Colaborou Ademir Silveira)

O campeonato mais disputado nos últimos anos






Da redação


A disputa pelo campeonato brasileiro deste ano de 2009 é a mais concorrida depois que o campeonato começou a ser decidido por pontos corridos. A briga está entre os que estão na ponta da tabela e quem  luta para não cair. Em ambas as partes tudo ficou para o último jogo, que será realizado neste domingo, 5 de dezembro.


O torneio é disputado apenas entre os times nacional e que estão na primeira divisão. A emoção de cada torcedor que vão aos estádios demonstrar sua paixão pelo seu clube. A decisão do campeonato foi o assunto da semana em todos os meio de comunicação, mas até onde o esporte interfere na vida social de um ser humano? Nesta semana de clima de decisão alguns atletas foram alvo de violência sofrida pelos próprios torcedores algumas pessoas confunde e praticam atos anti-desportivos.


A história do Campeonato Brasileiro é marcada por inúmeras confusões e imensa desorganização. A competição já teve diversos regulamentos, 96 clubes numa edição, escândalos de arbitragens e casos diversos de impunidade, portanto esses escândalos não acontece apenas no futebol, mas como também em outras modalidades esportivas. 
O campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, é disputado desde 1971. As competições regionais foram reduzidas, priorizando o campeonato nacional. A partir de 2006 a Série A (Primeira Divisão) e Série B (Segunda Divisão) têm 20 equipes cada. A Série C foi organizada para ser disputada por 64 equipes em 16 grupos de quatro equipes cada, organizados por critérios regionais. É válido ressaltar que cada individuo tem o direito de torcer, mas que seja com amor e dedicação, quem participa de vandalismo não tem nada a ganhar.

(Colaborou Eliane Franco)


O que é meningite








Da redação


A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados.
É altamente contagiosa e pode causar infecção generalizada. O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.


A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos também fazem parte desse grupo.
A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção atinge a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele - são de início semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue - são alguns dos seus sintomas.


A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, a fim de identificar o vírus.
Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.
Geralmente a incidência da doença é maior em países em desenvolvimento, especialmente em áreas com grandes aglomerados populacionais. Tal constatação pode ser justificada pela precariedade dos serviços de saúde e condições de higiene e pela facilidade maior de propagação em locais fechados ou aglomerados. Por este último motivo é que, geralmente, a doença é mais manifestada no inverno – quando tendemos a buscar refúgios em locais mais fechados para fugirmos do frio.
Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença. 


(Colaborou Franciely Queiroz)

Dengue continua em Frutal





Da redação



O que é constatado em termos metereológicos, de que a chuva tem chegado mais cedo e tem caído muita chuva em Frutal. Com isso a Secretária Municipal da Saúde redobra a atenção com os casos de dengue.
De acordo com a Vânia de Oliveira, educadora do centro de saúde de Frutal, o trabalho é feito constantemente pelos agentes de saúde que fazem as visitas, e também é feito o trabalho com as crianças nas escolas. No mês de outubro e novembro não houve casos. Porém segundo a educadora foi um ano difícil, pois teve casos até setembro com dengue tendo 216 casos suspeitos e 73 casos confirmados.


No ano passado foram oito casos confirmados contra 73 desse ano. O centro de saúde está trabalhando no momento com adesivos colados no portão ou na porta da residência, com o endereço, telefone do escritório e o agente que passou por aquele local e a data. De acordo com a educadora Vânia o morador pode ligar no número indicado e é possível marcar um agendamento quando o morador quiser.
As projeções para 2010 não são animadoras, segundo a educadora Vânia os casos de dengue poderão ser maiores do que em 2009. “Foco é o que não falta na cidade, o mosquito também, basta ter um contaminado para ter um surto de dengue, então pedimos um alerta para todo mundo, porque só o agente de saúde não dá conta”. As pessoas podem estar ligando no número 3423-2607, para denunciar e não há necessidade de falar o nome, ou até mesmo estar ligando para os agentes estarem olhando as residências.


(Colaborou Camilla Marchi)

Ônibus de Planura dá problema pela terceira vez em menos de um mês






Da redação


Há duas semanas o ônibus de Planura começou a dar problema mecânico que já acontece pela terceira vez, o problema é que o motor continua funcionando, mas o mesmo não consegue ir nem para frente nem para trás, a última vez que o veículo deu problema foi na quinta-feira, por volta 18h45.
Muitos alunos tinham provas na UEMG no primeiro horário e isso causou um grande transtorno, muitos pegaram caronas com amigos e conseguiu chegar a tempo, alguns atrasaram e só depois de meia hora é que o setor de transporte da prefeitura conseguiu outro veículo para transportar os alunos.
Já passou quase um ano de mandato e o prefeito João Gangini não toma posição nenhuma com esse ônibus que é de mil novecentos e setenta e cinco e foi doado por Furnas uma vez que é bom lembrar que para central elétrica nem servia mais, disse o universitário Ricardo santana.              
O secretário José Ricardo Araújo disse que o prefeito vai melhorar essa questão e pede paciência para os universitários, e falou que
mandará um micro ônibus para Frutal já que muitos estão de férias.


(Colaborou Marco Aurélio)

Questões do Vestibular da UEMG são contestadas



Da redação


Pelo menos seis questões que caíram na prova do vestibular da UEMG, Campus Frutal, aplicadas no dia 28 passado, estão sendo contestadas. O responsável pelo questionamento é o diretor do Cursinho S.O.S do Clube de Ciências, o professor Pedro Paulo Carboni Muniz.


Segundo ele, os testes deixam brecha para a chamada dupla interpretação e o que pode ser considerado como resposta correta por parte dos avaliadores que elaboraram a prova, pode não ter o mesmo sentido para respostas contidas seja no dicionário ou de autores de livros das quais as questões faziam parte.
Pedro Paulo já adiantou que pretende entrar com recurso pedindo para que as referidas questões sejam reavaliadas. Outra cobrança feita pelo professor foi quanto ao nível das perguntas relacionadas às disciplinas como Química, Biologia e Português, afirmando serem elas muito difíceis de serem respondidas.  “Nos anos anteriores os alunos tiveram mais facilidade em responder estas mesmas matérias”, lembrou Pedro Paulo.


Já o diretor do Campus da UEMG em Frutal, Ronaldo Wilson Santos, encarou como legítimo o pedido do professor Pedro Paulo. Ele afirma que esse tipo de abordagem é pertinente e só tende a aumentar ainda mais o nível de discussão das idéias.
Ronaldo Wilson vai além ao afirmar que a Universidade não se sentiu em momento algum constrangida pela cobrança. “São questionamentos de direito e, na verdade, eu não conheço quem são as pessoas em Belo Horizonte, responsáveis por elaborar as provas. No entanto, me comprometo a entrar em contato com a UEMG na capital para que os alunos que fizeram as provas em Frutal tenham uma resposta o quanto antes”, observou Ronaldo ao acrescentar: “Falha humana existe e tudo isso é uma questão de interpretação. Vamos aguardar o posicionamento da UEMG em Belo Horizonte e torcer para que haja uma resposta rápida, até porque o prazo para a divulgação oficial do processo seletivo, programado para o dia 31 deste mês, precisa ser respeitado”, finalizou Ronaldo. 


(Colaborou Daniela Moreira)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Asilo inicia campanha para arrecadar latas de tinta






Da redação


Quem chega no Asilo Pio XII de Frutal nota a ampla melhoria que foi iniciada há pelo menos um ano. O projeto de reforma e reestruturação prevê a separação, por meio de divisórias, nos quartos das alas masculina e feminina, a troca do forro, a mudança no piso, adaptações nos banheiros, cozinha e área de lazer.
A obra está em pleno vapor e só se tornou possível graças a ajuda da comunidade que, todos os anos, contribui com a quermesse Frei Gabriel e demais eventos sociais organizados pela instituição.


Para melhor ainda mais a qualidade de vida dos 60 internos hoje atendidos pelo Asilo, considerado referência em tratamento e assistência em níveis regional, estadual e nacional, a diretoria quer até o final deste mês organizar a pintura externa e interna da entidade.
Para isso, iniciou esta semana uma campanha em que está pedindo a colaboração da comunidade e parceiros na doação de latas de tinta e material para pintura, além é claro, da mão de obra.
O diretor da Assistência Social Pio Doze, mantenedora do Asilo, o padre Márcio Antonio Ruback, explica que a reforma e pintura são uma exigência da Vigilância Sanitária no sentido de oferecer mais qualidade de vida ao idoso. “Hoje a realidade da instituição é diferente. Antes a maioria dos idosos andava. Atualmente 80% deles são dependentes. Para se ter uma idéia, cada idoso custa em média para o Asilo R$ 1.200 por mês”.


Mais do que conseguir as latas de tinta e o restante do material, é fundamental que haja interesse de voluntários na doação da mão de obra. A observação é do presidente da Assistência Social, Quintino de Oliveira Rosa.
Ele destaca ainda que quanto as latas de tinta a serem doadas é importante que o produto seja uniforme, ou seja, de preferência da mesma marca, uma norma também da Vigilância Sanitária.
Nesse caso, para que a exigência seja cumprida, é fundamental que as pessoas entrem em contato com a diretoria do Asilo para se manterem melhor informadas sobre o tipo e a marca do material a ser doado. Os telefones para contato são: 3421-4712 ou 3421-8530. O interessado em ajudar nesta campanha pode falar com a diretora executiva do Asilo, Eleni de Souza Ali Mere.


A vontade do presidente Quintino Rosa é entregar o asilo reformado e pintado até o dia 25 de dezembro, no Natal. “Tenho certeza que a comunidade vai nos ajudar mais uma vez, porque nosso grande desejo é entregar esse presente aos nossos internos”. Palavras que são reforçadas pelo líder religioso Padre Márcio Ruback: “Estamos entrando no período natalino em que os corações ficam mais solidários. O Asilo de Frutal não é um local onde o idoso fica jogado, muito pelo contrário, temos uma equipe multidiciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e uma equipe técnica eficiente. No Asilo, o interno não tem só qualidade de vida, mas se sente  amado e em casa. Além disso, essa ajuda é uma forma de manter vivo o sonho idealizado um dia pelo saudoso Frei Gabriel.”

(Colaborou  Zilma de Oliveira) 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prefeitura de Fronteira tem projeto de criar associação para catadores de reciclaveis





Da redação


A problemática que envolve a questão do lixo reciclável no país é um tema que vem sendo discutido com grande frequência. Em Fronteira, as pessoas que trabalham nessa área sofrem na pele a discriminação por parte da sociedade. Fora as condições precárias de reciclagem e os perigos com doenças.
Muitos sobrevivem dessa alternativa de trabalho, ganhando apenas o básico para uma alimentação, sem as quantidades e qualidades necessárias de nutrientes.


A prefeitura tem o projeto da criação da “Associação dos Catadores de Lixo” para dar condições viáveis a essas pessoas. De acordo com Marcilene Sandra de Oliveira, 33, considerada a líder nas questões que envolvem os “catadores de lixo” de Fronteira, existem atualmente por volta de 20 famílias trabalhando com a reciclagem e algumas delas sobrevivem somente da renda que tiram do lixo. “Minha amiga Roseli é uma dessas pessoas. A  única  renda dela é o que ela consegue com o reciclado. Depende exclusivamente da renda do lixo. É por isso que temos que criar a cooperativa. Para fazer a seleção adequada do lixo.” De acordo com Marcilene algumas famílias que trabalham com a reciclagem precisam ter compreensão e ver a real necessidade. Entender os benefícios de uma cooperativa. Para ela é fundamental a organização, uma vez que é primordial o cuidado com a saúde dos catadores. “Eu sempre falo pra eles, que precisamos fazer uso de botinas, óculos e luvas, mas ainda é muito difícil essa conscientização. Já ocorreram alguns acidentes com lixos cortantes, como o vidro.”


Na sociedade globalizada, o desemprego é mais uma das várias consequências de uma vida moderna e exigente. Ela exclui boa parte da população e a relega ao anonimato. As condições subumanas e a exploração desregrada do trabalho. A baixa escolaridade são fatores de grande influência no que diz respeito á questão da dignidade do ser humano.
Com o êxodo rural, muitas famílias se viram em situação complicada. A super lotação das cidades tem contribuído para esse desfecho. O despreparo em receber essa parcela da população e também a industrialização, foram fatores que ajudaram nesse processo.
A imagem do “catador de lixo,” para a sociedade é de repulsa e discriminação, mas este trabalho merece uma análise, tendo em vista a importância para o meio ambiente, bem como a sobrevivência dos trabalhadores.


O vice-prefeito de Fronteira Narciso Marcelino, comenta a idéia da criação da cooperativa e como está atualmente o trabalho dos catadores de lixo. “hoje está tudo ilegal, a única coisa que conseguimos corrigir é a questão do lixo hospitalar. Uma empresa especializada faz a coleta e a prefeitura paga. Já o lixo orgânico, vamos tentar conseguir a licença para construir o aterro sanitário e construir também um barracão onde eles possam fazer a separação do lixo.”


Marcilene comentou que os sonhos que cada ser humano tem difere de um para outro.  “No fundo todos sonham com dias melhores. Esse é um trabalho importante, por ajudar a melhorar o meio ambiente e dar sustentabilidade para pessoas que não tem colocação no mercado de trabalho. Meu sonho é ter um bom serviço, poder ter uma casa e um lugar adequado para trabalhar. Tenho esperança que as pessoas queiram nos ajudar e com a aprovação de todos os vereadores, o prefeito possa realizar esse meu desejo de criar a cooperativa e com isso melhorar as coisas para nós aqui em Fronteira.”


(Colaborou Soleny Rocha)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Professor lança livro na UEMG






Da redação


Foi realizado no último dia 26, às 17h, na UEMG, Campus de Frutal, o lançamento do livro “Nas Gerais da Cultura” do professor Marcelo Pessoa. Este é o seu sexto livro. Estiveram no evento parte do corpo docente, funcionários e alunos da universidade.
Logo no início, Marcelo falou um pouco sobre a obra e leu um trecho dela para os presentes. Durante o “happy hour” cada pessoa recebeu um livro autografado pelo autor.
O livro é constituído por crônicas, já publicadas antes, como o próprio autor diz, em jornais de São José do Rio Preto e região, entre os anos de 2000 a 2007. Nele, ele reflete sobre vários assuntos envolvendo a sociedade e a cultura contemporânea, mas não esquecendo também de seu próprio cotidiano e das pessoas que fazem parte dele, como no primeiro capítulo em que finaliza mencionando a filha, dizendo “Tornar-me pai foi promover um encontro do mágico que queria ser pai, com o pai que queria ser Deus. Divorciei-me há anos, mas cada momento meu com minha filha multiplico por sete”.


(Colaborou Pâmela Biage)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura de Planura realiza operação "tapa buraco"





Da redação


A operação teve início no dia 19 de novembro, nas ruas onde a necessidade era maior, a Prefeitura de Planura está trabalhando com vários funcionários até mais tarde para obter resultado rápido. A população estava ansiosa para ver o começo desta obra, que foi promessa de campanha do Prefeito eleito João Gangini.
Segundo João Paulo Queiroz, ajudante, o trabalho de “tapa buraco” está sendo bem feito. Mas o maior problema encontrado, é que a chuva repentina que está estragando o trabalho feito em algumas esquinas.


O secretário João Roberto Pavani disse que “a administração não teve parceria com nenhum político. Por isso demorou um pouco para o início da obra. Mas estamos tentando fazer o melhor para toda população.’’
A moradora da Rua Fronteira, Cleonice da silva, disse; "ainda bem que a operação tapa buraco começou, estava quase ficando sem asfalto a minha rua, quando os carros passavam jogava água suja para minha calçada e até mesmo nas pessoas que estivessem andando perto de um veículo em movimento."


Segundo o secretário o povo pode aguardar que o “tapa buraco” continuará por toda a cidade. Disse ainda, que para 2010 novas obras serão iniciadas.


(Colaborou Marco Aurélio)

ProJovem dando oportunidades


O ProJovem é um Programa Nacional de Inclusão de Jovens, voltado especialmente  para atender jovens de 18 a 24 anos, que haviam terminado a quarta série e não concluído a oitava série do ensino fundamental e não tinham vínculos formais de trabalho.
A meta inicial do ProJovem foi atender a cerca de 200.00 jovens, nos períodos de 2005 a 2008. A formação integral no ProJovem compreende atividades de Formação Básica (800 horas), qualificação profissional (350 horas) e Ação Comunitária (50 horas), totalizando 1.600 horas.
Em Frutal o ProJovem esta funcionando nas Escola Municipal Cândida Arantes e na Escola Municipal Vicente de Paula. Os professores contratados fizeram cursos para se adaptar a realidade do ProJovem e conhecer melhor o programa. Fazem quinzenalmente cursos de reciclagem.
Os alunos devidamente matriculados recebem um auxilio financeiro mensal, no valor de 100,00. O recebimento desse auxilio é efetuado aos alunos que comparecerem todo o mês pelo menos 75% das atividades presenciais. E entregar 75% dos trabalhos escolares previstos para cada mês.
O programa também oferece certificação de Qualidade Profissional. O exame nacional para fins de certificação no ensino fundamental ocorrem ao término do curso. 


(Colaborou Franciely Queiroz)