O que é constatado em termos metereológicos, de que a chuva tem chegado mais cedo e tem caído muita chuva em Frutal. Com isso a Secretária Municipal da Saúde redobra a atenção com os casos de dengue.
De acordo com a Vânia de Oliveira, educadora do centro de saúde de Frutal, o trabalho é feito constantemente pelos agentes de saúde que fazem as visitas, e também é feito o trabalho com as crianças nas escolas. No mês de outubro e novembro não houve casos. Porém segundo a educadora foi um ano difícil, pois teve casos até setembro com dengue tendo 216 casos suspeitos e 73 casos confirmados.
No ano passado foram oito casos confirmados contra 73 desse ano. O centro de saúde está trabalhando no momento com adesivos colados no portão ou na porta da residência, com o endereço, telefone do escritório e o agente que passou por aquele local e a data. De acordo com a educadora Vânia o morador pode ligar no número indicado e é possível marcar um agendamento quando o morador quiser.
As projeções para 2010 não são animadoras, segundo a educadora Vânia os casos de dengue poderão ser maiores do que em 2009. “Foco é o que não falta na cidade, o mosquito também, basta ter um contaminado para ter um surto de dengue, então pedimos um alerta para todo mundo, porque só o agente de saúde não dá conta”. As pessoas podem estar ligando no número 3423-2607, para denunciar e não há necessidade de falar o nome, ou até mesmo estar ligando para os agentes estarem olhando as residências.
(Colaborou Camilla Marchi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário