sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Asilo inicia campanha para arrecadar latas de tinta






Da redação


Quem chega no Asilo Pio XII de Frutal nota a ampla melhoria que foi iniciada há pelo menos um ano. O projeto de reforma e reestruturação prevê a separação, por meio de divisórias, nos quartos das alas masculina e feminina, a troca do forro, a mudança no piso, adaptações nos banheiros, cozinha e área de lazer.
A obra está em pleno vapor e só se tornou possível graças a ajuda da comunidade que, todos os anos, contribui com a quermesse Frei Gabriel e demais eventos sociais organizados pela instituição.


Para melhor ainda mais a qualidade de vida dos 60 internos hoje atendidos pelo Asilo, considerado referência em tratamento e assistência em níveis regional, estadual e nacional, a diretoria quer até o final deste mês organizar a pintura externa e interna da entidade.
Para isso, iniciou esta semana uma campanha em que está pedindo a colaboração da comunidade e parceiros na doação de latas de tinta e material para pintura, além é claro, da mão de obra.
O diretor da Assistência Social Pio Doze, mantenedora do Asilo, o padre Márcio Antonio Ruback, explica que a reforma e pintura são uma exigência da Vigilância Sanitária no sentido de oferecer mais qualidade de vida ao idoso. “Hoje a realidade da instituição é diferente. Antes a maioria dos idosos andava. Atualmente 80% deles são dependentes. Para se ter uma idéia, cada idoso custa em média para o Asilo R$ 1.200 por mês”.


Mais do que conseguir as latas de tinta e o restante do material, é fundamental que haja interesse de voluntários na doação da mão de obra. A observação é do presidente da Assistência Social, Quintino de Oliveira Rosa.
Ele destaca ainda que quanto as latas de tinta a serem doadas é importante que o produto seja uniforme, ou seja, de preferência da mesma marca, uma norma também da Vigilância Sanitária.
Nesse caso, para que a exigência seja cumprida, é fundamental que as pessoas entrem em contato com a diretoria do Asilo para se manterem melhor informadas sobre o tipo e a marca do material a ser doado. Os telefones para contato são: 3421-4712 ou 3421-8530. O interessado em ajudar nesta campanha pode falar com a diretora executiva do Asilo, Eleni de Souza Ali Mere.


A vontade do presidente Quintino Rosa é entregar o asilo reformado e pintado até o dia 25 de dezembro, no Natal. “Tenho certeza que a comunidade vai nos ajudar mais uma vez, porque nosso grande desejo é entregar esse presente aos nossos internos”. Palavras que são reforçadas pelo líder religioso Padre Márcio Ruback: “Estamos entrando no período natalino em que os corações ficam mais solidários. O Asilo de Frutal não é um local onde o idoso fica jogado, muito pelo contrário, temos uma equipe multidiciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e uma equipe técnica eficiente. No Asilo, o interno não tem só qualidade de vida, mas se sente  amado e em casa. Além disso, essa ajuda é uma forma de manter vivo o sonho idealizado um dia pelo saudoso Frei Gabriel.”

(Colaborou  Zilma de Oliveira) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário