terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Alunos de Comunicação produzem matérias de telejornalismo


Foto: Jociene Bianchini



Da redação


O feito inédito para a primeira turma de Comunicação Social da UEMG, Campus Frutal, foi mais do que o cumprimento da disciplina de Telejornalismo, foi uma experiência que somou bastante no aprendizado proporcionado pela professora Ana Carolina Araújo, de Fernandópolis, interior paulista.


Aos mais de 20 alunos, futuros jornalistas, foi proposto o desafio de produzirem durante seis meses matérias com temas diversificados e que fazem parte da realidade de Frutal.
Somando esforço, dedicação e muita criatividade, a turma, que foi dividida em grupos, falou sobre importantes assuntos, dentre os quais estão: a questão social envolvendo o caso dos andarilhos que permanecem por algum tempo em praças públicas; a esperança de ter em Frutal o Centro Regional de Hemodiálise por parte de quem vive o drama de ter que viajar para cidades como Uberaba e Rio Preto para fazer o tratamento; foi produzida também uma matéria valorizando o setor comercial da cidade; o lado cultural de Frutal foi valorizado contando a história do Conservatório Municipal “João Adriano de Barros”; a interatividade entre os jovens foi destaque por meio de uma matéria produzida revelando detalhes sobre a criação do jornal Antenado, elaborado na Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira; por fim, o cenário político local foi retratado com a cobertura sobre o possível aumento de cadeiras na Câmara, por meio da PEC dos vereadores.


A apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos foi feita na sala dos professores. Além dos alunos, foram convidados para assistir o diretor do Campus da UEMG, Ronaldo Wilson Santos, a coordenadora pedagógica Maria Batista e a coordenadora do Curso de Direito, Cristina Veloso de Castro. Presentes também estavam as professoras do Curso de Comunicação Social, Ana Carolina e Jociene Bianchini.
No final, o trabalho dos alunos foi bastante elogiado pelo diretor Ronaldo Wilson que chegou a compará-lo com os que são produzidos por jornalistas de emissoras conceituadas como Record, Rede Globo, Band e  outras.


Ronaldo Wilson foi além ao revelar que é intenção para os próximos anos valorizar ainda mais o Curso de Comunicação Social, com a implantação de laboratórios de jornalismo. “Sabemos das enormes dificuldades em conseguir recursos para que esse projeto seja executado. Mas o primeiro passo e o mais importante já foi dado, que foi a criação do Curso de Comunicação e o fato dos alunos acreditarem nele”, disse Ronaldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário