terça-feira, 7 de outubro de 2014

Frutal completa 127 anos em outubro


 Alunos das escolas públicas de Frutal no lago da cidade
  A cidade de Frutal completou 127 anos neste sábado, dia 4. Para celebrar o aniversário da cidade, trezentas crianças de escolas públicas do município se reuniram no Parque dos Lagos Lêda Campos Borges, declarando seu amor à Frutal com uma apresentação que foi filmada e veiculada pela Prefeitura.
  Segundo o Secretário Municipal de Comunicação, Samir Alouan havia planos de promover um show para homenagear o aniversário da cidade, mas em razão das eleições e por recomendação da Procuradoria Geral do Município, o Governo Municipal decidiu não promover festa neste ano.
 Entretanto, no dia 4, ocorreu o 2º CEERFEST em parceria com a Prefeitura de Frutal. O evento, realizado na Pista Ti-Rex e na pista de MotoCross do município, contou com apresentações de carros e motos. Na pista Ti-Rex aconteceram as apresentações, enquanto na pista de moto e na de crossbike foram realizadas provas, que contaram com a participação de pilotos de Frutal e de cidades da região. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento.
  De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Frutal, a cidade teve sua origem em meados do século XIX em decorrência de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo. A capela foi construída por Antônio de Paula e Silva, que escolheu o local devido a passagem obrigatória para quem transitava de São Paulo à Goiás e Mato Grosso. A inauguração da capela atraiu viajantes que passavam pela área e foi se aglomerando um povoado ao redor do santuário.
  Foi incorporado ao Município de Uberaba em 1854 e, em 14 de maio de 1858, elevado à condição de "Distrito de Paz". Em seus primórdios, o lugar tinha como atividade econômica fundamental a agropecuária e o povoamento da região foi impulsionado devido ao abastecimento de bandeiras, viajantes e localidades de exploração aurífera.
  Em 5 de outubro de 1885, de acordo com Lei n.º 3325, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de Vila, denominada “Carmo do Fructal”, desmembrando-se de Uberaba. Sua elevação à categoria de Cidade se deu em 4 de outubro de 1887, através da Lei nº 3.464, já com o nome de Frutal.
  Atualmente a cidade possui 56.720 habitantes e área total de 2.426,965 km². A Microrregião de Frutal conta com os municípios de Campina Verde, Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura e São Francisco de Sales.
  Samir diz que a Prefeitura considera a data do aniversário de Frutal essencial: "Para os próximos anos, a proposta é promover shows e outras atrações, a fim de permitir que a comunidade tenha opção de se divertir no feriado."

 Marianna Okrongli

Nenhum comentário:

Postar um comentário