terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um passeio pela história de Frutal: Museu abre as portas para a população

Trajes do Frei Gabriel foram doados para o Museu
(Fotos: Nélio Barbosa)
Depois de reformas, o Museu Municipal de Frutal reabriu as portas para o público. Foram, aproximadamente, cinco meses de organização e resgate da história da cidade. As peças foram dispostas cronologicamente. No mesmo período, foi possível catalogar todo o acervo e ainda restaurar algumas peças que não estavam em bom estado de conservação.

“Nós conseguimos, estruturalmente, organizar o nosso acervo de maneira que o visitante entenda um pouco da história da cidade apenas percebendo a evolução dos objetos, das vestimentas e utensílios que usamos no dia-a-dia”, destacou o arquiteto Ionei Dutra, curador do Museu. Durante a reforma, novas peças chegaram por meio de doações. “Temos aqui o traje que Frei Gabriel usava. Ele é um dos personagens mais importantes da nossa história”, completa Ionei.



Painéis contam a história de Frutal
Também foram colocados painéis explicativos sobre a história de personalidades da cidade, como o senador Gomes da Silva. “Isso servirá para que os frutalenses também conheçam um pouco daqueles que contribuíram para a formação desse povo”, revela Ionei. A cidade está se desenvolvendo e com a presença de um instituto internacional de pesquisa sobre água, o Unesco-HIDROEX, visitantes do mundo inteiro virão até aqui. Para os gringos também conhecerem um pouco mais sobre Frutal, os painéis estão expostos tanto na língua portuguesa, quanto na inglesa.


Com a nova estrutura do Museu, artistas frutalenses serão selecionados para algumas exposições. “A intensão aqui é de preservar o nosso passado, mas, também valorizar o presente”, explica Ionei. O Museu Municipal fica aberto todos os dias das 8h às 17h, na Rua Senador Gomes da Silva, 26. 

Escrito por Nélio Barbosa
6º período Jornalismo 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário