quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Apaixonados por pedais

Com certeza você leitor, já assistiu nos cinemas ou leu nos quadrinhos sobre os super-heróis, não é mesmo? São os caras que salvam o mundo e as mocinhas em perigo. Pois então, essa matéria apresenta outro tipo de heroísmo que está dando o que falar aqui nas bandas de Minas Gerais. São os Heróis do Pedal.

Um grupo de atletas que pratica ciclismo e surgiu entre 2010 e 2011. Fundado pelos próprios integrantes, o nome se originou dentro de uma van escolar a caminho de uma trilha realizada fora da cidade. A partir daí, o que parecia brincadeira de criança, virou coisa séria. O grupo hoje tem uma logo, os integrantes são uniformizados e, aproximadamente 20 pessoas pedalam nas trilhas noturnas. Mais de 50 pedalam dentro da cidade. O objetivo dessa galera é o fortalecimento e crescimento do esporte, além da participação em competições, algo que já acontece e rende bons resultados. Prova disso é o 3º lugar nas categorias sub-17, sub-25 e sub-50 no Rally da Endorfina, que aconteceu dia 27 de outubro na cidade de Viradouro – SP.

As trilhas e o grupo

As trilhas percorridas são divididas durante os dias da semana: nas terças e quintas-feiras, trilhas em estradas de terra, durante a noite, para aquelas pessoas que já conhecem o esporte e possuem certa prática. Já para os nem tão experientes assim, mas com vontade de conhecer, os dias de prática são nas segundas e quartas-feiras com passeios na cidade. Aos finais de semana são organizados passeios que, muitas vezes, acontecem até em outros municípios. O percurso trilhado varia de 20 a 100 quilômetros.

São duas as modalidades dentro do ciclismo que os Heróis do Pedal praticam: o Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques. Envolve resistência, destreza e auto-suficiência. E a modalidade Speed acontece no asfalto.

Rafael Ferreira de Paula, 25 anos é publicitário e pratica o esporte desde os 22, quando comprou sua primeira mountain bike. Hoje, com uma bike nova há um ano, participa das trilhas com mais frequência. Já foi a encontros e maratonas nas cidades do Prata, Uberaba e Frutal. Responsável pela logo dos Heróis do Pedal, o publicitário conta seu envolvimento com o esporte: “Sempre fui muito adepto aos esportes e o ciclismo é ótimo. Ele ajuda a aumentar o preparo físico, o fortalecimento das pernas, e claro, conhecemos paisagens e lugares novos.”.
Logo desenvolvido para a divulgação dos Heróis do Pedal

O grupo não tem um presidente ou um líder, “Não existe apenas um idealizador, mas o maior responsável pela organização e administração de alguns eventos é o Eurípedes, mais conhecido como Íris da bicicletaria, o maior nome do ciclismo frutalense”, explica Rafael.    

Eurípedes Íris Ferreira tem 47 anos, é comerciante e representou o Brasil nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona. Iniciou no ciclismo em 1986, através de uma corrida organizada pelo Rotary Club de Frutal, e se apaixonou pelo esporte. Foi integrante durante dois anos da equipe Caloi e campeão mineiro. Hoje, possui duas bicicletarias e é um dos Heróis do Pedal, além de ter sido homenageado pela Atlética da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – como patrono da instituição.

Íris comenta o sucesso do grupo e fala sobre os novos projetos: “Nos destacamos em todas as competições que participamos. Fomos convidados para competir na Liga Paulista, em 2014. A partir dessa semana, já começamos o treinamento. No dia 3 de novembro vai ser realizada uma corrida de Speed e Mountain Bike aqui, na Avenida JK. No dia 10, vamos competir lá em São Joaquim da Barra.”.

Cuidados necessários para ser um herói do pedal

O ciclismo, assim como qualquer outro esporte exige equipamentos de segurança para a proteção do atleta. “Os equipamentos são os óculos, luvas e capacete. A bicicleta tem que estar equipada com farol e sinalizador, ou seja, não é como uma bicicleta normal. Inclusive, para cada pessoa, há um tipo de bicicleta estipulada através da altura, já com uma determinada regulagem.”, explica Íris.
            
Para quem nunca praticou ciclismo, é recomendável a procura de um cardiologista e um nutricionista antes de iniciar as atividades. Para os inexperientes, durante o percurso existem os monitores, que trilham o caminho correto e ajudam aqueles que ficam mais atrás. Equipe sua bike. Se você ainda não tem uma, vá atrás e se torne um ciclista, ou melhor, siga os sonhos de criança e seja um super-herói. Porque praticar esporte faz bem ao corpo e à alma, vale a pena experimentar.

Escrito por Pamela Christiano
6º período – Jornalismo 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário