quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Um universo em expansão.

  Com quarenta e seis anos de existência e milhares de títulos literários catalogados, a Biblioteca Municipal de Frutal está localizada na Casa da Cultura de Frutal, apenas duas quadras da Praça da Matriz, onde também está instalado o Museu e a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer do município.
O prédio tombado como patrimônio de Frutal guarda em seu interior outros patrimônios, os literários. Da literatura clássica estrangeira aos romances nacionais, as estantes estão recheadas de aventuras, amores impossíveis e conhecimento. Rosimar Borges é auxiliar bibliotecária e está na Biblioteca Municipal há quase vinte anos. Segundo ela, o fluxo de usuários é intenso apesar da quantidade pequena de cadastros, somente 1745. Os poucos, mas assíduos freqüentadores, desfrutam de Goethe à Miguel de Cervantes, de Agatha Christie à  Machado de Assis, classificados por Infanto-Juvenil e Adulto.
Borges ainda cita a diversidade do público, que vai de estudantes do ensino médio aos trabalhadores rurais e aposentados “Algumas pessoas não tem dinheiro nem pra pagar o cadastro, por isso vêem até a biblioteca e ficam lendo na sala de leitura. São pessoas humildes com um conhecimento cultural imenso. Leitores de Victor Hugo” enfatiza com orgulho.
Todos os volumes da biblioteca vieram de doações, onde as as doações foram feitas por cidadãos que se desfazem dos seus livros para que outras pessoas também o possam ler. Porém, nem todos os livros doados vão parar nas prateleiras, eles passam por uma triagem feita pela bibliotecária Samira Lopes. Todos os títulos doados são analisados e precisam preencher alguns critérios como a qualidade física do livro e a peça deve estar em boas condições de manuseio. Há também na Biblioteca uma caixa de livros a serem doados, são títulos repetidos ou que não tem condições de serem emprestados.
E pra quem pensa que só existem livros de histórias na biblioteca está enganado. No local há uma sala com títulos científicos e enciclopédias em várias versões. São livros de sociologia, filosofia, artes, direito e psicologia. Entre esses existe uma coleção de Sigmund Freud, o pai da psicanálise.
Uma parceria entre o Banco Itaú e a Secretaria da Cultura proporcionou ao local um espaço voltado para às crianças e adolescentes. Uma sala ampla, decorada com mesas, cadeiras, tapetes, almofadas e muitos livros novinhos em folha. Um ambiente que tende a se tornar muito freqüentado por crianças e só depende de incentivo dos pais, professores e sociedade.
Para fazer o empréstimo de um livro é preciso levar duas fotos 3x4, um comprovante de residência, documento com foto e valor simbólico de R$3,00. Para os menores de 18 anos, um maior responsável deve estar junto no ato do cadastramento. E qualquer pessoa, mesmo sendo estudantes que vieram de outras cidades pode fazer sua ficha na biblioteca. Como é o caso de Isabela Buzatto de Lima, estudante de Administração da UEMG e natural de Olímpia – SP. Buzatto tem pouco mais de um mês de cadastro e vinte e cinco títulos. De acordo com ela, o que falta é incentivo para a população freqüentar o local: - “As pessoas se preocupam com outras coisas e esquece-se de ler, sendo que em um livro a gente pode viajar pra qualquer lugar, sem sair de casa”, finaliza.
E você? Está esperando o quê para fazer seu cadastro e aproveitar o tempo livre expandindo a mente, o vocabulário e o conhecimento com os livros da Biblioteca Municipal de Frutal?
 A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, na Rua Senador Gomes da Silva, número 26. 



Escrito por: Mariana Nogueira
6ª Período de Comunicação Social / Jornalismo - 2012

3 comentários:

  1. Ler deveria ser o habito de todos...Parabéns pela iniciativa do texto

    ResponderExcluir
  2. Seria de suma importancia se todos dessem valor à cultura. Com a leitura podemos encontrar lugares e situações jamais imaginadas, e conhecer pessoas que levaremos para o resto de nossas vidas, passando para frente sempre aquela historia que mais nos marcou um dia na vida. A leitura, além de proporcionar o conhecimento aos seres humanos, e nos livrar da ingnorancia em geral, ela tambem segrega problemas em nossa vida, fazendo com que nossa mente, ao inves de se preocupar com coisas vis que nada acrescentam em nossa vida, seriamos muito mais maduros ocupando nosso tempo com a leitura que por mais ''boa'' que pareça, sempre haverá algo a nos ensinar. Bom, enfim, a leitura é sempre algo que nos faz viajar a horizontes distantes e sempre nos fazendo cada vez mais conhecedores do mundo. Muito boa a materia! E obrigada pelo privilegio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, eu que agradeço muito a entrevista e o bate-papo delicioso naquela tarde! :)
      Mariana

      Excluir