Hoje no Brasil já são mais 51 milhões de usuários
ativos no Facebook, conforme dados do site de pesquisas “Social Bakers”, levando o Facebook a ganhar o
primeiro lugar no ranking das redes sociais mais acessadas do país.
Em período eleitoral, a rede vem se mostrando bastante
eficaz uma vez que a grande maioria das pessoas está conectada à internet utilizando
o “face”. Um bom exemplo foi a campanha do presidente americano Obama em 2008,
que revolucionou o conceito de marketing político online, o uso dessa
ferramenta deixou o candidato mais próximo dos eleitores, a interatividade foi
mais fácil, a geração de conteúdo e informação, bem como a organização
conseguiram reunir voluntários para a campanha e moldar a opinião pública. É
claro que Frutal não ficou para traz e hoje partidos, candidatos e simpatizantes
utilizam a todo tempo essa ferramenta mágica.
Para muitos, a idéia de usar este artifício não é saudável, atrapalham os contatos de amizade, inundam a tela com propaganda e outras informações. Já na opinião de outros usuários, esse feedback com as propostas e idéias dos candidatos é
muito importante para que os eleitores construam um perfil dos mesmos e isso ajuda
muito na hora de fazer a melhor escolha.

É fato que a política partidária causa stress em muita gente e podemos observar
que em vários perfis há reclamações e imagens compartilhadas avisando que não
aguentam mais campanha política no Facebook. Alguns até anunciam a exclusão de candidatos de seu
perfil que esteja discutindo sobre política e que o Facebook não é local para
propaganda eleitoral.
Pois bem, o Facebook é um lugar onde compartilhamos nossas idéias, sendo em
uma frase de grandes pensadores, uma foto de uma festa ou a narração de um
seriado de tv.
Por que querer proibir ou reclamar de pessoas que, dentro de seu direito,
compartilham também sua opinião política e intenção de voto?
Na verdade isso me acende um questionamento, se compartilhamos mensagens
cujo conteúdo seja abalar a liberdade de expressão, não seria concordar com a
censura?
Pensemos então na hora de postarmos conteúdos favoráveis a liberdade de
imprensa ou da liberdade de expressão, se compartilhamos imagens desfavoráveis
contra a propaganda eleitoral no Facebook.
Fica aqui essa
questão...
Escrito por: Marcelo Rezende
6ª Período de Comunicação Social / Jornalismo - 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário