quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fato ou boato?


           O boato é definido como a notícia que corre na boca no povo, mas sem confirmação ou veracidade. Tem o poder de influenciar negativa ou positivamente na vida de uma pessoa ou empresa, por exemplo. Até onde podemos levar a sério as informações que nos chegam, e quais as proporções que um boato pode tomar? Seja nas conversas do dia a dia ou até mesmo na internet, temos de tomar cuidado para não acreditar e, principalmente, ser influenciado por informações falsas.
Recentemente, um boato influenciou negativamente a imagem de uma empresa local, a pastelaria Herb Hill. Tudo começou com a estória de que o salgado era feito de carne de cachorro. As informações começaram a circular no calçadão da cidade e logo caíram na rede social, tomando uma proporção muito maior.
Em entrevista, uma funcionária da pastelaria disse que a empresa, sempre lotada no período da tarde, foi muito prejudicada, principalmente na semana em que surgiram os rumores. “Teve dia de não ter nem um cliente para atender!”, afirma.
Os veículos da mídia local tomaram conhecimento da situação e resolveram fazer uma manifestação contra o boato. As rádios convidaram os donos da empresa para dar depoimento. Reuniram um grande número de pessoas, foram até a pastelaria, comeram salgados, tiraram fotos e publicaram na internet, desmentindo os rumores. Porém, ainda há resquícios, segundo a funcionária. A situação já melhorou muito, mas  não foi recuperada toda a clientela de antes.
A agência de publicidade Onzee fez uma campanha solidária para com a empresa dizendo: “Não seja influenciado por boatos. Use a informação para sua decisão”. O publicitário responsável pela agência, Farid Santhiago, comparou o boato a um vírus: “Frutal é pequeno, isso começou no boca em boca e depois já foi publicado em um grupo no Facebook com mais de três mil pessoas! É como um vírus, espalha muito rápido”.
Principalmente em época de campanha política, devem-se apurar todas as informações que nos chegam. Assim, como diz a campanha publicitária, não seja influenciado!  E use a informação para sua decisão.

Escrito por: Rodolfo Gorjon
6ª Período de Comunicação Social / Jornalismo - 2012

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