quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Caramuru - A invenção do Brasil.


            A invenção do Brasil começa em Portugal, quando o pintor Diogo Álvares tenta 'melhorar' os mapas de Pedro Álvares Cabral. Mas, Diogo se envolve com a sedutora Isabelle, que rouba um mapa. Em consequência, o pintor é deportado para a Índia e acaba chegando ao Brasil. Aqui ele descobre várias riquezas naturais, se aventura com as índias do paraíso tropical e se apaixona pela bela Paraguaçu.
            É através desse romance que são ilustradas as diferenças culturais. Apesar do tom cômico do filme, percebemos que tais diferenças são gritantes. Isso acontece quando o pintor volta a Portugal levando Paraguaçu com ele. Lá ela é obrigada a se vestir, sentar a mesa, comer com talheres, etc. O índio é apresentado como um ser ingênuo e burro e com sexualidade explícita.
            Há também certo preconceito em relação aos costumes dos nativos. Segundo os portugueses 'abaixo da linha do equador não há pecados', ou seja, tudo aqui é permitido. Esse equívoco acontece porque nossa cultura é muito distante da deles. Enquanto aqui se permite ter mais de uma esposa, nos países 'civilizados' isso é vulgar e ante-ético
            O longa mostra a vida dos Tupinambás de acordo como olhar do português. O índio é visto como preguiçoso, malandro, selvagem e sem pudores. Fica evidente 'o jeitinho brasileiro de fazer as coisas'. Infelizmente é essa a imagem que carregamos, o filme só reforça a imagem que vedemos lá fora. O Brasil dos corruptos e dos favelados. Acredito que jamais mostraremos quem realmente somos. Aqueles que não conhecem nosso país acham que vivemos como macacos.
             A idéia geral do diretor, sem dúvida, é inteligente, mas ele foge do foco quando destaca a comédia e a sexualidade. Ele reforça o preconceito que sofremos e perde a oportunidade de mostrar nossas verdadeiras riquezas.

Escrito por Karen Neres
Comunicação Social - Jornalismo - 6º Período

O grão que está presente em todos os lares.



O agropecuarista Luvanor Antonio Ferreira, 49 anos, reside na fazenda Douradinho município de Frutal, e em 1984 começou a cultivar sua primeira plantação de arroz. Nessa primeira fase o plantio foi mecanizado, sendo utilizado um trator e uma plantadora para plantar aproximadamente quatro hectares, e após três meses quando  estava pronto para colher foi usada uma colhedora.
Após isso ficou aproximadamente 15 anos sem cultivar o grão, e apenas em 2000 voltou a plantar arroz, porém reduziu a área de plantio para dois hectares e mudou a forma de plantar para uma plantadora  diferenciada puxada por tração animal e sendo comandado por ele mesmo  assim diminuindo os gastos. A colheita passou a ser manual, cortava o arroz com uma ferramenta - o cutelo-, juntava o arroz e fazia a chamada “pia de arroz”, após isso era estendido ao solo um pano e em cima era colocada uma mesa construída por madeira roliça onde se batia manualmente os fechos de arroz conhecida como “banca”. Feito isto os grãos eram deixados expostos ao sol para secar e depois ensacado para o armazenamento. Mas para ficar pronto para o consumo o arroz ainda tem mais uma etapa para passar, é levado para uma máquina a qual retira as cascas e assim finaliza o processo de plantio e colheita do arroz.
No começo o plantio era realizado para o consumo mas também para venda, porém atualmente o agropecuarista explica que não é viável cultivar o grão para ser comercializado devido ao custo muito alto, o fator do clima que influência muito e o preço pago é baixo. Até meados anos 80 as políticas governamentais incentivavam o plantio desse tipo de grão, pois se o agricultor não conseguisse encontrar um comprador, a sua produção era garantida pelo governo que estipulava um valor mínimo e negociava com o produtor. Porém senhor  Luvanor ressalta que para o consumo se torna viável, pois a economia mensal fica em torno de R$ 100,00 o qual pode ser destinado à outros gastos.
 O custo para o cultivo deste grão é aproximadamente R$ 500,00 por hectare, e o ultimo plantio realizado na propriedade foi em 2010 e a mão de obra voltou a ser mecanizada. O agropecuarista é um dos últimos que ainda luta para não deixar esta cultura acabar, e torce para que o governo olhe mais para os produtores, pois estes são os que fazem o crescimento de todo o país.

Escrito por Lienay Luz
Comunicação Social - Jornalismo - 6º Período



Presidente da APAE Aldino foi reeleito.


O empresário da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Frutal) Aldino Cagnin, permanece no cargo de presidente da APAE de Frutal. Outros membros que já participavam permanecem na atual diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, entre eles o vice Luiz Carlos Alves, que foram reeleitos para o triênio 2011 – 2013. 
Para Aldino, o primeiro mandato foi de bastante aprendizado, e é motivo de orgulho continuar na presidência da entidade, uma vez que a sua permanência foi uma solicitação da diretoria. “Continuaremos a fazer um trabalho de coração dentro da APAE,  fiquei muito feliz e pretendo dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e aprimorá-los ainda mais”, ressaltou.
Aldino destaca que sua diretoria é formada por voluntários e esse é um dos motivos que faz com que ele faça parte da entidade e se proponha a melhorar, e dar um atendimento ainda melhor aos excepcionais. “Tenho orgulho de ser presidente da APAE, porque é um trabalho voluntário, e ele possui uma diretoria atuante, pois a maioria dos membros está há vários anos, são pessoas que continuam se dedicando para que a cada dia alcancem ainda mais o sucesso”. Afirma.
Para o mesmo, a APAE é uma entidade extremamente organizada, com ampla estrutura física, ressalta Aldino: “Fizemos a remodelação da cozinha, construímos mais quatro salas, reformamos a quadra e adquirimos mais um veículo de transporte”. Os resultados positivos da instituição é mérito da comunidade de Frutal que apóia através de iniciativas como a campanha Show de Prêmios, e a parceria de muitas pessoas que contribuem com a APAE.
O presidente aproveitou a oportunidade para agradecer, “independente da forma como nos ajudam e inclusive aqueles que ainda não são nossos parceiros, eu convido-o para acompanhar pessoalmente o que é feito com o dinheiro doado à entidade. Saber em que o recurso é aplicado, e conhecer a forma como os alunos são atendidos na entidade.”, destacou.




Escrrito por Virgínia B. Graciano
6º Período / Jornalismo

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Saúde da Mulher em Frutal.


              O Ambulatório Municipal de Saúde da Mulher “Virginia Paula de Queiroz”, atualmente conta com atendimento de catorze profissionais. São atendidas consultas ginecológicas em geral e gestantes.
            Além da ginecologia há também o acompanhamento psicológico nas pacientes que necessitarem. Oferece gratuitamente os exames e remédios básicos, caso ocorra alguma complicação a paciente é encaminhada ao Centro de referência Viva a Vida, que fica ao lado do Hospital Frei Gabriel.
            O atendimento das gestantes é priorizado pelo ambulatório, elas têm todo o acompanhamento durante a gravidez, realizam os exames básicos e têm a disposição os remédios necessários para que a gestação ocorra normalmente. Todo o processo é gratuito.
            O ambulatório atende a 360 gestantes por mês e por volta de 1000 consultas de ginecologia em geral.
            O atendimento fica na rua Pio XII, 446, Princesa Isabel, o telefone é (34) 3423-2610.

Escrito por Aline Basanella
Comunicação Social – Jornalismo- 6º Período

Jovem baleado pula muro de residência e pede por socorro.


Um rapaz foi baleado no abdômen por jovem que está foragido.Uma rixa entre os dois pode ter sido o motivo da tentativa de homicídio registradana última segunda-feira (29) por volta das 21h na rua Afrânio Peixoto, 1505, no bairro Novo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar a vítima, Franciel Arantes, 26 anos, foi abordado pelo autor identificado por João Luiz Teodoro Silva, 22 anos, que acompanhado com outros três jovens desferiu cinco tiros contra o rapaz que conseguiu fugir, e depois de pular o muro de uma residência, que fica próxima ao local do crime, foi socorrido.
Segundo informações de pessoas que estavam próximas ao local, o autor chegou a encostar a arma no queixo de Arantes, que conseguiu se esquivar, mas durante a fuga foi atingido no abdômen. Socorrido até o Hospital Frei Gabriel pela própria guarnição da Polícia Militar ele contou a sua versão aos militares que iniciaram rastreamentos na tentativa de encontrar o autor dos tiros e dos outros envolvidos na ocorrência.
Minutos depois uma das viaturas que fazia rastreamentos encontrou na Vila Esperança um menor de 17 anos que estava com o autor no momento da tentativa. Portando uma garrucha, calibre 22, com duas munições que não estavam utilizadas, o adolescente a princípio disse que era o autor dos disparos contra Arantes, mas depois mudou a versão dizendo que apenas havia entregado a arma para que Silva atirasse contra o rapaz. Apreendido ele foi levado para a delegacia de Frutal para prestar esclarecimentos. Arantes disse que a arma apreendida não foi a utilizada no crime, e confirmou a segunda versão do menor dizendo que o verdadeiro autor dos tiros era Silva. Na tarde terça-feira Arantes deixou o hospital e se recupera bem em casa. 


Escrito por Antonio Araújo
Comunicação Social - Jornalismo - 6º Período

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Inauguração do North Shopping Barretos movimentou toda a região, até mesmo Frutal.

Foi neste dia 5 de dezembro a tão esperada inauguração do North Shopping de Barretos, com shows de dança e coral e a chegada do Papai Noel de helicóptero, com uma recepção calorosa do publico, mesmo embaixo de muita chuva.
A inauguração do shopping estava sendo muito esperada não só em Barretos mais em toda região. Em frutal não estava diferente, principalmente os estudantes da universidade que vem de longe e geralmente de cidades maiores, eram os mais ansiosos.
Porém não eram só os estudantes que estavam na expectativa, muitas pessoas da cidade iam para a inauguração, e alguns empresários iam participar do coquetel da inauguração que iria contar com vários empresários de todo o Brasil e também com algumas celebridades como o ator Luigi Baricelli.
O shopping contará no inicio com 30 lojas, sendo 2 lojas ancoras e 1 parque infantil, dentre elas varias redes famosas, como Mc Donald’s, Lojas Americanas, Marisa e muitas outras. A mais esperada era a rede de fast food, muitos estavam na expectativa, já que Barretos nunca havia tido uma loja da rede. Mas ainda tem muitas novidades a caminho, como o cinema e muitas outras lojas.
O horário de funcionamento shopping será das 8 às 22 horas, aos domingos e feriados esses horários são facultativos.


Escrito por Flaviane Farofa
Comunicação Social - Jornalismo- 6º Período

Concurso de Redação mobiliza alunos do Nono Ano.


            O Sicoob Frutal, promoveu na última segunda-feira, 29, o Concurso de redação 2010 em sua sala de reuniões, com o tema “Cooperativismo escrevendo o futuro”, destinado para alunos do nono ano. O evento recebeu alunos, professores, diretores das escolas e a imprensa frutalense.    
Ao todo três alunos foram agraciados com a premiação em dinheiro, os convidados desfrutaram de um coquitel e os autores das redações escolhidas receberam homenagens do Presidente do Sicoob, Reginaldo Dias que destaca o principal objetivo que é o de transmitir idéias cooperativas, ele ressalta a importância de se fazer um concurso nesse âmbito e se diz grato com a receptividade de todas as escolas, declarando estar surpreso com o conteúdo dos textos.
O Presidente prometeu ainda, que no ano que vem o concurso irá ser aberto para os Universitários frutalenses para que eles possam também ter essa oportunidade de exporem seus talentos.


Escrito por Isabela Chagas
Comunicação Social - Jornalismo - 6º Período