segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aparecida de Minas ganha paróquia para fiéis



Foto: João Cerino


Da Redação

A comunidade católica de Aparecida de Minas está agraciada com a instalação da paróquia no Distrito. A missa de posse aconteceu no sábado, dia 12 de setembro, e contou com a participação da comunidade, pastorais locais, o arcebispo de Uberaba Dom Roque Hopperman e autoridades do meio político.

Para a comemoração da criação da paróquia, foi realizado, às 17h, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, percorrendo as principais ruas da cidade, seguindo então para a Igreja onde foi celebrada a missa e finalizando as comemorações com um jantar. Para a população do distrito esta é uma grande conquista, uma vez que foram inúmeras as tentativas de tornar a Igreja uma paróquia. A importância de se ter uma paróquia na cidade é quanto à agilidade no processo de batizados, casamentos, a permanência de um pároco local para atender de pronto à comunidade, com isso melhorar o trabalho desenvolvido pelas pastorais.

O administrador pastoral, à frente da comunidade é o padre Paulo Ferreira Silva e fala de seu empenho nessa missão de levar adiante os projetos da igreja e o trabalho em prol da população aparecidense. “ O bispo reconheceu a necessidade de Aparecida de Minas se tornar paróquia e fico feliz em atender essa comunidade, que é uma população muito devota à nossa Senhora Aparecida”.

Padre Paulo ressaltou a importância da Igreja em se tornar paróquia uma vez que sua área de atendimento compreende às divisas dos municípios de Fronteira, passando por Pradolândia e até a divisa com o município de Itapagipe. De acordo com o administrador, como antes ajudava outros padres em Frutal, não dispunha de tempo para visitar as famílias de Aparecida de Minas, agora com essa nova condição, facilitou a aproximação com a comunidade. Segundo ele, Aparecida de Minas é um distrito muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, fato que chamou sua atenção durante a carreata, muitas famílias colocaram à frente de suas casas imagens de Nossa Senhora em altares enfeitando as ruas por onde seguiu a carreata.

De acordo com José Luiz de Paula e Silva, morador de Aparecida de Minas e atual secretário da Educação da cidade de Frutal, a importância desse feito é essencial para a comunidade e fala da responsabilidade que a população aparecidense tem para com os trabalhos desenvolvidos pela Igreja. Em seu ver, a partir de agora, as pastorais bem como os fiéis tem que se comprometer como forma de agradecimento à confiança que o bispo depositou na comunidade. Tal realização é sinal de crescimento para toda a comunidade não apenas católica, mas todos os moradores do Distrito.

Padre Jaime que também esteve presente nessa missa é pároco em Frutal, na paróquia Santo Antônio, diz da sua felicidade em testemunhar esse ato por parte do bispo. “Esta é uma comunidade que estimo muito, e é uma dádiva de Deus ter como padroeira Nossa Senhora Aparecida”.

Dom Aluisio Roque Hopperman, bispo em Uberaba fala de sua satisfação em realizar o sonho dessa comunidade ao tornar o que antes era uma quase paróquia em uma paróquia. “O processo foi longo mas estou feliz em estar proporcionando tal feito para essa comunidade que sempre me acolheu bem”. De acordo com Dom Roque, padre Paulo terá pela frente uma caminhada de muita luta para continuar desenvolvendo as pastorais que são movimentos importantes dentro de uma comunidade.

(Colaborou Soleny Rocha da Silva)

5 comentários:

  1. Tarde... a gente queria o crédito da foto...

    ResponderExcluir
  2. Otima noticia para Frutal e região.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PADRE PAULINHO MUITO LEGAL. ABRAÇOS
    PADRE RONALDO TÔRRE - PAROQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE ITABIRA - CATEDRAL - DIOCESE DE ITABIRA CEL FABRICIANO.

    ResponderExcluir
  4. Jarbas Felicio da Silveira7 de janeiro de 2010 às 04:09

    Parabens ao Padre Paulinho e ao povo do Distrito de Aparecida de Minas, por essa conquista, eu tive a grata oportunidade de assistir à missa no dia 12 de Setembro de 2009, e nesta mesma data meu querido pai Georgino Felicio da Silveira, comemorou seu aniversário de 83 anos de vida.
    Jarbas Silveira

    ResponderExcluir