quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Professores poderão fazer Curso Superior de graça





Da redação


O beneficio está sendo oferecido por meio de um programa do governo federal que irá disponibilizar aos professores de todo o país a chance de ter uma Licenciatura.
A oportunidade está sendo possível graças a uma parceria com o Ensino Federal de Uberaba e a intervenção do deputado Narcio Rodrigues. Com isso, serão oferecidos mais quatro cursos, primeiro para professores, depois para a população. São eles: Português, Artes, Matemática e Espanhol.
No segundo semestre deste ano serão ofertados os cursos de Português e Artes. Para 2011, todos os quatros cursos.
As inscrições precisam ser feitas até o dia 10 deste mês para se descobrir num primeiro momento a demanda.
Segundo o Secretário Municipal da Educação, José Luiz de Paula e Silva, é fundamental que se deixe claro que serão atendidos primeiro os professores e para isso, o site do MEC de inscrição é o: www.freire.mec.gov.br
O professor fará o cadastro inicial e a pré inscrição, depois as secretarias de estado e de educação farão a homologação das inscrições.
Quando o edital estiver pronto no meio do ano, aí o publico em geral poderá concorrer às vagas disponíveis. Esse ano, teremos 10 vagas para Artes e 10 para o ano de 2011; para Português, Espanhol e Matemática, serão 30 vagas.
De acordo com José Luiz, será feito um convênio com o CENEP e UEMG, para que o espaço físico seja usado e as aulas ocorrerão aos sábados. O aluno terá atividades para preencher em casa, por meio do computador ou de próprio punho.
Lembrando que tudo é de graça: inscrição, mensalidade e material.
No meio do ano haverá um processo seletivo e os aprovados começarão a estudar em agosto deste ano.

Colaborou Daniela Moreira  

Recesso do Fórum chega ao fim










Da redação


O descanso de dezenas de funcionários, servidores contratados, juizes e promotores, ocorreu do dia 20 de dezembro de 2009 a seis de janeiro desse ano. 
Nesse período, a Comarca de Frutal contou com o atendimento de um juiz da cidade de Iturama. Foram priorizadas somente medidas urgentes como casos envolvendo réus presos, pagamento de pensão alimentícia, hábeas corpus e outros.
De acordo como titular da 2ª Vara Cível, o juiz de direito Luiz Fernando Benfati (foto), cabe ao Tribunal de Justiça fazer uma escala de plantão e há uma alternância entre os quatro juizes da Comarca. Dessa vez, foi definido que seria o magistrado de Iturama. O juiz Benfati esclarece que recesso não é férias, ao passo que estas são tiradas individualmente, ou seja, cada juiz define conforme lhe convém.
Quando o assunto é serviço, o juiz Benfati concorda que a Comarca frutalense é trabalhosa, mas comemora o fato de contar com três Varas atuantes: Juizado Especial, Vara Criminal e Cível.
Só para se ter idéia do acúmulo de tarefa, só de responsabilidade do juiz Benfati, hoje tramitam na 2ª Vara cível cerca de sete mil processos.

Colaborou Soleny Rocha 


Lobo Guará se aventura pelas ruas de Frutal





Da redação


Uma cena inédita chamou a atenção de moradores e populares que circulavam por algumas ruas e avenidas da cidade. É que de forma inesperada, surgiu próximo à praça da Matriz, no Centro, um lobo guará de porte grande que assustou os moradores.
A equipe do Corpo de Bombeiros tentou num primeiro momento capturar o animal. Mas por ele ser muito arisco, o bicho correu por alguns quarteirões e se escondeu em uma mata fechada num outro bairro da cidade, próximo ao Lago Municipal. 
Lá permaneceu por umas duas horas quando iniciou ou nova corrida e a perseguição passou a ser não só do Corpo de Bombeiros, mas também de uma equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente.
Por onde passava, o lobo guará chamava a atenção das pessoas que faziam questão de parar para acompanhar de perto a cena.
Um dos momentos mais tensos foi quando o animal se escondeu em um terreno abandonado e aberto localizado na rua Nova Ponte. Ao se ver cercado, em questão de minutos o bicho escalou um muro de quase três metros de altura, entrou no quintal da residência e começou a correria novamente.
O lobo guará só foi parar vários quarteirões depois ao conseguir atravessar um córrego localizado nos fundos do bairro Vila Esperança e se lá seguiu para uma chácara.

Colaborou Zilma de Oliveira 

Comandante da Polícia Militar é promovido







Da redação


Atuando no Comando da 4ª Companhia Independente de Frutal, o então Capitão Arnaldo Pereira Júnior (foto), recebeu um verdadeiro presente de Natal, justamente no dia 25 de dezembro, a notícia de que havia sido promovido a Major.
A ordem partiu do Comando da PM da capital Mineira e foi recebido com muito entusiasmo por parte do oficial que admite que já almejava por esta promoção já há algum tempo. “Na verdade, na nossa carreira, trabalhamos de maneira a garantir sempre a segurança e tranqüilidade do cidadão. Um presente desse só nos estimula e nos fortalece ainda mais, para continuarmos cumprindo o nosso dever”, resume o Major Arnaldo.
O oficial que está de férias, volta às suas atividades nesta segunda, dia 12. Ao ser perguntado se essa promoção poderá representar sua transferência de Frutal, o Major Arnaldo, não descartou essa possibilidade, mas adiantou que se sente realizado em poder atuar na cidade desde o instante em que aqui chegou.



Colaborou Zilma de Oliveira